Em audiência com o vice-governador, Afocefe Sindicato defende imediata realização de concurso
02/08/2011
O Vice-governador do Estado, Beto Grill, recebeu a diretoria do Afocefe Sindicato, nesta terça-feira (02), para avaliar as principais reivindicações dos Técnicos do Tesouro. Na pauta, a realização de concurso público, atualização de atribuições dos Técnicos, ampliação dos Postos Fiscais e Turmas Volantes. O presidente do Afocefe, Guilherme Campos, relatou a necessidade de imediato concurso, ressaltando que se houver abertura de concurso, somente em 2013, após todos os ritos administrativos, seria possível as novas nomeações. Alegou também a necessidade de manutenção dos postos fiscais que, segundo ele, imprimem a presença do Estado nas diversas regiões coibindo crimes de sonegação. O presidente elogiou a postura com que o governo tem tratado as questões levantadas pelo Afocefe, reforçando que o principal interesse da entidade, além de representar a categoria, visa a eficiência dos serviços dos Técnicos para benefício de toda a população.
O vice-presidente do Afocefe, Clésio da Silva, externou as dificuldades dos Técnicos do Tesouro junto à própria Secretaria da Fazenda. Alertou que os Técnicos do Tesouro têm sido excluídos das tomadas de decisões para aprimoramento da Receita Estadual e apontou que, apesar da Nota Fiscal eletrônica ter sido implantada de forma pioneira no Estado, a sonegação vem se alastrando em decorrência da falta de estrutura de fiscalização. Apresentou dados sobre a queda de arrecadação, demonstrando que o Rio Grande do Sul vem perdendo espaço entre os demais estados. Presente ao encontro, o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, garantiu que o núcleo da Secretaria da Fazenda está atento aos pontos levantados pelo Afocefe. Reforçou que a fiscalização ostensiva deva ser adequada aos novos modelos tecnológicos, avaliando que as mudanças defendidas pelo Sindicato podem ser alcançadas se houver o envolvimento de todos os setores.
O vice-governador Beto Grill elogiou a atuação do Afocefe Sindicato por contribuir no aprimoramento dos controles fiscais e pelo interesse demonstrado em contribuir nos moldes administrativos do Estado. Garantiu que a relevância do tema torna imprescindível que o governador Tarso Genro tome ciência da situação.
Também presentes à reunião, o Secretário Geral do Afocefe, Cláudio Guarnaccia, o Diretor Administrativo, José Carlos B. Silveira Jr., o Diretor Jurídico, Ives Agamenon L. Lucas e a representante do Comitê de Diálogo Permanente da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos, Maristela Heck.
|
|