ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Técnicos do Tesouro fazem alerta sobre contrabando

22/06/2011
A fragilidade na fiscalização ostensiva da Receita Estadual está facilitando a formação de corredores de contrabando e descaminho no RS. O alerta é de Guilherme Campos, presidente do Afocefe Sindicato, entidade representativa dos técnicos do Tesouro do Estado do RS. Segundo ele, a tática de fechamento de postos fiscais vem sendo denunciada pelos técnicos desde 2006, quando foi fechada a unidade de Guaíba, na BR 290.

A posição da entidade foi reforçada semana passada, quando ocorreu a apreensão de 10 toneladas de vestuário de origem chinesa. A apreensão da carga com moletons, jaquetas, calças e outras peças foi feita pela Receita Federal na Ilha Grande dos Marinheiros. "Evidencia deficiências da Fazenda estadual em coibir contrabando", disse Campos.

Para o dirigente, o fechamento do Posto Fiscal de Guaíba e de outros no Interior somado à carência de servidores para fiscalização ostensiva contribui para o abastecimento do comércio informal, que não recolhe imposto. "Fatos como esse demonstram o equívoco das autoridades fazendárias da época ao promoverem o fechamento de um dos principais postos fiscais gaúchos. Esperamos que o atual governo sinalize que pelo menos irá estudar a reativação", cobrou Campos.

"A reabertura de postos de fiscalização, como o de Guaíba, e a reativação dos postos volantes não vão arrecadar todo esse dinheiro, mas com certeza inibiriam práticas de contrabando e descaminho, forçando o contribuinte a emitir notas fiscais e, assim, recolhendo o devido imposto, que retornaria em investimentos à sociedade", observou Campos. A entidade reivindica ainda concurso público para contratar mais 400 técnicos. Segundo Campos, dos 940 em atividade, 160 estão para se aposentar.
(Fonte: Capa Correio do Povo 22.06.11)
Imagens relacionadas:
Postos de fiscalização fechados dificultam trabalho, segundo entidade Crédito: tarsila pereira / cp
Postos de fiscalização fechados dificultam trabalho, segundo entidade Crédito: tarsila pereira / cp
 
(Clique sobre a imagem para ampliar)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br