ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Sustentabilidade para o Estado

15/06/2011

O Rio Grande do Sul passa por um momento de transição, de um período de profunda crise para uma fase de expectativa de equilíbrio real, com melhora nos serviços públicos e nos investimentos públicos e privados. No passado, acumularam-se passivos como dívidas judiciais e obrigações previdenciárias sem fundos para tal, além da dívida contratual que compromete parcela significativa da receita. As dívidas judiciais referentes às diferenças salariais remontam a até 15 anos. É evidente que o Estado precisa de um prazo razoável para o seu pagamento. É bom que se diga também que essas parcelas já estão incorporadas aos vencimentos – processo concluído em maio com a Lei do Magistério.

Falta, portanto, o passado. Já a previdência pública estadual não pode mais esperar. Precisamos atenuar os custos e definir um sistema para os futuros servidores. O governo optou por uma previdência pública para garantir segurança e bem-estar aos servidores e isso, naturalmente, gera um custo para todos nós. Agora, um novo cenário se mostra possível com a formação de uma base de apoio ao governo no Legislativo, a instituição de uma estrutura para recepcionar propostas de investimentos privados e financiamentos para fazer frente à escassez de recursos próprios para investimentos públicos, especialmente nos primeiros anos de governo. Há também a recente iniciativa do governo federal de alterar regras do ICMS que alimentam a guerra fiscal e que pode incluir alteração nos critérios de correção da dívida dos Estados. Além disso, estão nas mãos do Legislativo projetos que enfrentam duas questões fundamentais para o Estado: a previdência pública e as dívidas judiciais. Ambos não resolvem sozinhos nossos gargalos, mas sem eles prolongaremos ainda mais o caminho de reestruturação de um Estado que seja capaz de enfrentar os desafios futuros.

Nosso Plano de Sustentabilidade soma essas providências a um constante investimento na fiscalização dos tributos e cobrança da dívida ativa, e monitoramento fino do gasto público sem abrir mão do investimento na eficiência da estrutura pública estatal. Essa conjuntura, aliada a medidas legais e administrativas, nos permite projetar um horizonte favorável para a sustentabilidade financeira do Estado e o consequente enfrentamento das questões que estão nos deixando para trás em relação a outros Estados do país tais como infraestrutura, saúde e educação.

(Fonte: Odir Tonollier, secretário da Fazenda RS - Zero Hora 15.06.11)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br