Afocefe participa em Brasília de debate sobre serviço público de qualidade
15/04/2011
Nos dias 12 e 13 de abril, a diretoria do Afocefe Sindicato esteve em Brasília para participar da 2° Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado.
O evento, promovido pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado – FONACATE, teve o principal objetivo de debater temas que dizem respeito à relação entre as carreiras típicas de estado com o poder político, o poder econômico e com a própria sociedade.
Representantes das carreiras de estado, dirigentes e integrantes da administração pública, servidores públicos, especialistas e estudiosos da área participaram dos dois dias de encontro em que foram discutidas as condições para a prestação de um serviço público de qualidade.
Para o FONACATE, as carreiras típicas integram o núcleo estratégico do estado, requerendo, por isso, maior capacitação e responsabilidade. Assim, é de interesse do Afocefe Sindicato, a aproximação de entidades que contribuam para o avanço dos temas de interesse comum das carreiras e do Estado Brasileiro.
Este ano, o documento final da Conferência deve ressaltar a preocupação com o corte anunciado pelo governo federal que atingiu as nomeações e contratações de novos concursados e com projetos de leis, como o que prevê o congelamento de salários dos servidores.
Dentre os palestrantes convidados estiveram o jurista e especialista em Carreiras de Estado, Juarez Freitas; o procurador federal junto à Previc, Daniel Pulino; o procurador do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Binenbojm; o desembargador Jessé Torres; o procurador da República André Stefani Bertuol; Paulo Eduardo Modesto, que participa da elaboração do anteprojeto da Lei Orgânica no MPOG; e os professores Leonor Câmara (UnB); Emerson Gabardo (UFPR) e Carlos Lessa (UFRJ).
|