ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

O Decreto que desestrutura a Fazenda

25/11/2010
Em 24/11/2010, foi publicado o Decreto nº 47.590, que dispõe sobre a estrutura básica da Secretaria da Fazenda. Em seu texto não consta a tentativa de golpe de atribuir ao cargo de Agente Fiscal a condição de órgão, contida na minuta elaborada no gabinete do Secretário da Fazenda.                 

O Afocefe-Sindicato, tão logo teve conhecimento do conteúdo da minuta, expressou sua contrariedade ao Secretário Ricardo Englert, por ocasião de reunião em 15/10/2010, alertando que tal proposta não poderia contrariar as disposições da Lei 13.452/2010, que cria a Administração Tributária, seja pelo descumprimento do acordo, entre os poderes Executivo e Legislativo, seja por ferir o Princípio Constitucional da Legalidade que rege a Administração Pública.  


Mesmo tendo recebido a manifestação contrária dos Técnicos do Tesouro, o Secretário da Fazenda remeteu a minuta contestada ao gabinete da Governadora contendo a condição de órgão à determinada carreira fazendária e a exclusividade para o exercício das funções de Supervisão de Tecnologia da Informação e de Supervisão de Administração.

Este fato motivou encontro da diretoria do AFOCEFE-Sindicato com o Chefe da Casa Civil, em 03/11/2010, para denunciar a ilegalidade e a ruptura do acordo com o Legislativo, que condicionou a aprovação da lei que alterou a estrutura da Secretaria da Fazenda à exclusão da condição de órgão atribuída ao cargo de Agente Fiscal do Tesouro do Estado.


Os deputados que apoiaram o acordo receberam a denúncia do Afocefe e pressionaram para que a matéria rejeitada pela Assembleia Legislativa fosse excluída do texto do decreto.A forma autoritária como estes pleitos corporativistas são encaminhados, no âmbito da Secretaria da Fazenda, e a ânsia de poder da casta corporativista parecem estar longe de ter um fim.


VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br