Fazenda aguarda por opção de Arno
25/11/2010
Secretário do Tesouro pode aceitar convite de Dilma ou assumir Pasta no RS
O economista Arno Augustin (PT), atual secretário do Tesouro Nacional, continua sendo apontado como o futuro titular da Fazenda no governo Tarso Genro (PT). Contudo, Tarso comentou ontem a possibilidade concreta de Augustin permanecer por mais tempo no Tesouro Nacional, ao menos no período inicial do governo da presidente eleita Dilma Rousseff (PT).
"Sabemos que foi solicitada a permanência dele. Temos que aguardar, ver se a próxima presidenta vai querer que o Arno fique lá. Ela (Dilma) já insinuou isso", admitiu Tarso, que fez diversos elogios à "sobriedade que caracteriza Arno na gestão pública". O governador eleito montou um plano alternativo para o caso de Augustin permanecer no grupo econômico do ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ele escalará alguém da atual equipe de Augustin na titularidade da Fazenda, mas deixará claro desde o início que se tratará de uma medida momentânea. Augustin, quando estiver liberado do Tesouro Nacional, seja em "um ano ou seis meses", terá a garantia que a titularidade da Fazenda estará lhe aguardando. Dois nomes despontam como os principais cotados para substituir temporariamente o favorito para a Fazenda: Odir Tonollier e André Paiva.
A instabilidade no núcleo econômico não era esperada e surpreendeu a equipe do governador eleito. No dia 8 de novembro, Tarso recebeu Augustin no seu escritório particular para acertar os últimos detalhes do anúncio. A reunião também fora acompanhada por Mauro Knijnik, confirmado na Agência Gaúcha de Investimento, que aproveitou a ocasião para projetar as ações do governo na área econômica. Augustin saiu do encontro confirmando o retorno ao Estado, mas as coisas mudaram após o pedido para que ele ficasse no Tesouro Nacional.
(Fonte: Correio do Povo de 25.11.2010)
|