Tarso anuncia futuros secretários
27/10/2010
Oito dias antes do prazo que havia estipulado para anunciar seu secretariado, o governador eleito Tarso Genro (PT) revelou ontem nomes para quatro áreas: Beto Albuquerque (PSB) na Infraestrutura e Logística, Estilac Xavier (PT) na Secretaria-geral de Governo, Marcelo Danéris (PT) na Secretaria executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e Abgail Pereira (PC do B) no Turismo. Os escolhidos se somam aos convites feitos ao escritor Luiz Antonio de Assis Brasil, para a Cultura, e ao empresário Mauro Knijnik, para uma pasta ligada ao Desenvolvimento. Nos próximos dias, Tarso deverá confirmar Arno Augustin na Fazenda.
Ele comandou a secretaria no governo Olívio Dutra e hoje é secretário do Tesouro Nacional. Também estariam previstos o anúncio do vice-prefeito de Santa Cruz e ex-reitor da Unisc, Luiz Augusto Campis (PT), na Educação, e do ex-superintendente geral da Assembleia João Motta para o Planejamento. Amigo de Tarso, o deputado estadual eleito Luiz Fernando Mainardi também é nome certo no primeiro escalão. Cotado para comandar a Agricultura, Mainardi teria a missão de estreitar relações do PT com o agronegócio.
Conforme interlocutores do governador eleito, a tendência de antecipar os escolhidos está relacionada com a busca de equilíbrio entre os diferentes grupos internos do PT e os partidos aliados. A dificuldade em fechar o xadrez está evidenciada em áreas como a Casa Civil. Um dos cotados é o deputado federal Henrique Fontana (PT), mas cresce a possibilidade de ser nomeado para a função o ex-vereador de Porto Alegre Carlos Pestana.
Nas relações entre Legislativo e Executivo, já estaria definido que o deputado estadual Adão Villaverde (PT) será o líder do governo na Assembleia. Para fazer mudanças no primeiro escalão, a comissão de transição deverá pedir à governadora Yeda Crusius (PSDB) que encaminhe à Assembleia as alterações.
(Fonte: Zero Hora)
|