Tarso articula rede de conselhos
22/10/2010
Engana-se quem pensa que participação popular no governo Tarso Genro se resumirá aos já conhecidos Orçamento Participativo e Consulta Popular. A equipe técnica do petista se debruça na formulação de um complexo sistema estadual de representação da sociedade. A principal novidade será a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), que ambiciona ser um marco tão ou mais importante que o representado pelo
Orçamento Participativo (OP) nos governos petistas. Para Tarso, o CDES será o “o principal articulador” desse sistema, ao sugerir linhas estratégicas de governo. Em outra ponta, a Consulta Popular e o OP deverão ser ferramentas de mobilização e votação de demandas. Além destes, serão introduzidas formas de participação digital e criada uma rede de conselhos, comitês e fóruns de debates no Estado por temas.
O formato de como esse sistema irá funcionar ainda está em estudo. – Serão criados diversos mecanismos de interação. Isso não quer dizer que terão estrutura própria na sua grande maioria. Não haverá uma proposta de criação de cargos para dar conta da maior parte dessas estruturas – afirma o coordenador do programa de governo de Tarso, Marcelo Danéris.
(Fonte: Zero Hora)
|