ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Tarso defende reforma da previdência estadual

20/10/2010

Mudança deve enfrentar dura resistência do Judiciário, diz governador eleitoDizendo-se “conectado” com a maioria das questões levantadas pela Agenda 2020 para solucionar impasses econômicos históricos do Rio Grande do Sul, o governador eleito, Tarso Genro, defendeu ontem uma ampla reforma do modelo de previdência do Estado. Durante a apresentação oficial dos projetos elaborados pelo movimento, Tarso previu resistências “muito duras” à proposta do governo, “a primeira delas do Poder Judiciário”.

O governador eleito foi o convidado de honra do encontro da Agenda 2020, que teve como objetivo formalizar o apoio do grupo à futura administração estadual. Ao falar sobre a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social em seu governo, Tarso disse que questões-chave, como o déficit da previdência estadual, devem ter atenção especial:

– Precisamos ter um piso decente e um teto salarial a partir do qual os servidores possam fazer sua própria poupança. Mas vamos ter resistências muitos duras, e a primeira do Poder Judiciário e de outros poderes que têm determinados privilégios.

Segundo a Agenda 2020, o déficit da previdência estadual chegou a R$ 4 bilhões em 2009. O rombo foi pago com recursos do Tesouro, remanejando despesas previstas para outros setores. O déficit cresce 5,2% ao ano.

Principal líder do movimento, o empresário Jorge Gerdau Johannpeter ocupou a tribuna para fazer um apelo à retomada do desenvolvimento:

– Há deficiências enormes a superar. Senhor governador, aqui há gente disposta a lhe apoiar no desafio de superar esse marasmo.

Os líderes do movimento entregaram simbolicamente a Tarso Genro uma carta-compromisso em que destacam as metas da Agenda 2020 com o próximo governo.

ZEROHORA.COM
Confira a íntegra dos diagnósticos e das propostas da Agenda 2020 em gráfico em www.zerohora.com/zhdinheiro

Conta não fecha
Custo da Previdência pública no Estado em 2009 (em R$ bilhão):
Custo total - 6,1
Contribuição governo - 1,4
Contribuição servidores - 0,7
Déficit - 4
Fonte: Agenda 2020

(Fonte: Zero Hora)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br