ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Uma proximidade do cidadão com o Fisco

20/07/2010
Deve ser saudado o fato de um órgão público anunciar uma disposição de melhorar seu atendimento para o público. Se este órgão, então, é a Receita Federal que lida com uma série de normas por vezes ininteligíveis para o brasileiro comum, isso deve ser motivo de regozijo, pois é público e notório que nem sempre os erros decorrem de um dom de burlar o Erário, mas, muito mais, de uma incapacidade de lidar com tantas leis e decretos. Diante disso, a declaração do ouvidor-geral do Ministério da Fazenda,  Carlos Augusto Moreira Araújo, de que será buscada uma agilização e uma aceleração nos atendimentos, que poderão ser agendados, mostra uma tentativa de aproximar um órgão, geralmente visto como inquisidor daquele para o qual ele deve prestar bons serviços, no caso, o contribuinte. A legislação sobre arrecadação de tributos no pais é inflacionada todo ano. Fica dificil até mesmo para especialistas, como advogados e contadores, acompanhar as mudanças. Assim, as dificuldades para o leigo, que quer apenas prestar suas contas pessoais, se tornam, muitas vezes, quase intransponíveis. Em tal situação, mesmo o primado de que ninguém pode alegar desconhecimento de lei deve ser relativizado, pois se trata de normas frequentemente temporárias e de uma profusão de decretos regulamentadores que causam perplexidade para aqueles que são incipientes em matéria tributária. Algumas medidas já vêm sendo implementadas, como a que permite que os declarantes de Imposto de Renda que caíram na malha-fina possam saber de suas pendências pela rede mundial de computadores, sem precisar se deslocar aos postos da Receita. A ideia é fortalecer o atendimento pela Internet de modo a que ela possa ser um instrumento usado pelos contribuintes de forma contínua, diminuindo gastos e otimizando recursos, além de evitar filas e garantir celeridade aos processos. Os postos fisicos serão mantidos, para que sejam contatados quando necessários. A imagem da Receita Federal para os cidadãos está associada à de um leão voraz, que consome parte da renda do assalariado com apetite. Contudo, não há como manter uma estrutura de serviços sem que haja tributação. O que cada pessoa quer é transparência na aplicação dos seus tributos e um serviço ágil e eficiente para que ele preste suas obrigações com regras claras. (Fonte: Correio do Povo de 20.07.2010)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br