ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Estado reduzirá ICMS de bens de capital

19/05/2010

Yeda anuncia corte progressivo de imposto para aumentar competitividade da indústria



Em reunião com empresários na sede da Federação das Indústrias do Estado, a governadora Yeda Crusius anunciou ontem a redução de tributos para o setor de bens de capital, segmento que produz peças e maquinários para a indústria. Segunda a governadora, o corte será feito “com cautela, de 17% para 12%, respeitando as condições fiscais conquistadas, dentro da segurança jurídica”.

O secretário da Fazenda, Ricardo Englert, explicou que a redução será feita de quatro em quatro meses, com o corte de um ponto percentual a cada quadrimestre. Assim, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) para o segmento cairá, a partir de decreto de Yeda, para 16%, sendo reduzido até 12%.

– É um pleito do setor para deixar a cadeia mais competitiva, mas será feito dentro da capacidade financeira do Estado – acrescentou Englert.

A queda na arrecadação em decorrência do corte será de R$ 100 milhões por ano quando a alíquota estiver em 12%, estimou o secretário. O governo espera, no entanto, que a redução provoque maior competitividade da produção gaúcha em relação a de Estados vizinhos, que têm uma carga menor, compensando a perda futuramente. A expectativa é de que até a próxima semana a governadora edite o decreto, afirmou Englert.

– Esperávamos mais (benefícios), mas já foi uma sinalização – avaliou o presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Estado, Claudio Bier, que pretende encontrar-se ainda hoje com Englert.

Segundo o diretor regional da Abimaq Mathias Elter, o setor está ciente da limitação do Estado.


(Fonte: Zero Hora)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br