ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Lupa nas folhas de pagamento

09/04/2010

Pela primeira vez na história, o Tribunal de Contas do Estado vai fazer uma auditoria especial na folha de pagamentos de todos os poderes. Até agora, a fiscalização era feita por amostragem, mas a descoberta de pagamentos irregulares em valor superior a R$ 2 milhões, pela Assembleia Legislativa, levou o presidente do TCE, João Osório, a propor uma operação pente-fino que não poupará nem mesmo o Judiciário. Os auditores deverão averiguar, por exemplo, a legalidade do pagamento de uma parcela compensatória ao auxílio-moradia que a Câmara paga aos deputados federais.

O trabalho começa segunda-feira, pela própria casa: a folha de pagamento do TCE será a primeira auditada.

– Temos que dar o exemplo. Os técnicos vão conferir se as promoções e gratificações pagas aos servidores estão corretas – diz o presidente.

João Osório nomeou uma comissão de seis auditores, que define como “as cabeças pensantes do TCE”, para montar a equipe encarregada da fiscalização. Se for necessário, o grupo requisitará a ajuda de técnicos que trabalham no Interior.

Não se sabe de quanto tempo os auditores precisarão para concluir essa inspeção nas folhas de pagamento. O TCE vai usar a análise da própria folha como parâmetro para saber o tempo dispendido no trabalho.

Em que pesem as boas intenções, os resultados são incertos e as perguntas inevitáveis. Terá o TCE coragem para cortar a própria carne, ele que tem a maior concentração de supersalários? Como conferir a legalidade de cada benefício concedido a milhares de servidores ativos e inativos? Como ter certeza de que todas as promoções foram lançadas corretamente? Como diferenciar os penduricalhos legais de artifícios criados para engordar salários? João Osório está otimista:

– Precisamos saber quem recebeu, quanto recebeu e por que recebeu cada centavo.



(Fonte: Rosane de Oliveira - Zero Hora)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br