ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Nota publicada Zero Hora e Jornal do Comércio.

02/03/2010

SENHORES DEPUTADOS,

SERÁ QUE A SOCIEDADE QUER PAGAR POR NOVOS ÓRGÃOS PÚBLICOS COM AUTONOMIA?

Os gaúchos voltam a conviver com a desinteressante proposta de mudança que a corporação dos agentes fiscais da Secretaria da Fazenda pretende fazer. Os três Projetos de Lei Complementar nºs 300, 301 e 302/2009 em nada contribuem para melhorias ao Estado ou à Sociedade. Pelo contrário, ampliam os gastos públicos apenas para atender a esses interesses corporativos. Vejamos:

INCONSTITUCIONALIDADE: Na audiência pública realizada pela Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa no dia 25 de fevereiro de 2010, a Procuradoria Geral do Estado manifestou, através de ofício, que já tinha se pronunciado sobre o assunto, por meio da Informação nº 059/09, que aponta a inconstitucionalidade desses projetos. A Informação se refere à autonomia pretendida, afirmando que “há uma clara restrição à competência jurídico-administrativa do Governador do Estado e do próprio Secretário da Fazenda”. A mesma Informação trata de vários outros artigos, também inconstitucionais.

AUMENTO DE DESPESA: Ao contrário do que afirmam seus defensores os projetos trazem sim aumento de despesa na forma de gratificações especiais, substituições,  majoração no valor das diárias e auxílio moradia. Os custos para Governo e Sociedade serão imediatos: R$ 92 milhões por ano. De acordo com a Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010 e a Lei de Responsabilidade Fiscal os referidos projetos deveriam conter estimativa do impacto financeiro no exercício, bem como manifestação dos senhores Secretários do Planejamento e da Fazenda sobre o mérito e o impacto orçamentário e financeiro.

AUTONOMIA: Os projetos determinam a criação de três novas estruturas administrativas, com a criação de três novas carreiras, sendo que cada uma com sua respectiva Lei Orgânica, atuando sob forma de Subsecretaria. Essas novas estruturas terão autonomia total para gerir como, onde e quando quiserem o dinheiro público, tornando-se novos poderes públicos, dificultando a implementação de programas de governo do governador democraticamente eleito.

Conforme manifestação dos parlamentares presentes na audiência pública esses projetos, sendo polêmicos e complexos devem ser melhor discutidos, uma vez que não passaram pelas Comissões de Constituição e Justiça, de Finanças e de Serviços Públicos.

Técnicos do Tesouro do Estado - Mobilizados por um serviço público de qualidade sem privilégios corporativos.


Elton Nietiedt  -  Presidente do AFOCEFE Sindicato dos Técnicos do Tesouro do Estado
Publicado em Zero Hora de 02/03/2010, pág 3. e Jornal do Comércio pág 5.


VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br