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Banrisul tem maior lucro de sua história

11/02/2010


Expansão do crédito supera 17% e puxa o resultado de R$ 541,1 milhões em 2009

Lemos (e) anunciou novos produtos na área de cartões de crédito 
André Netto/JC

Lemos (e) anunciou novos produtos na área de cartões de crédito Foto: André Netto/JC

A expansão do crédito foi o combustível do desempenho do Banrisul em 2009, considerado o melhor da história da instituição. A oferta de recursos para pessoa física e jurídica fechou dezembro do ano passado em R$ 13,4 bilhões, alta de 17,1% ante o ano anterior. O presidente da instituição, Fernando Lemos, disse que o último trimestre do ano alavancou ainda mais os resultados e projetou expansão de 22% a 25% em 2010. Lemos anunciou que o banco prepara novos produtos na área de cartões de crédito e débito, com o seu carro-chefe Banricompras, para ampliar base de clientes, principalmente entre a população não bancarizada, e empréstimos ao setor empresarial.

Para o executivo, a reação da instituição com a oferta de recursos para o mercado, em meio à crise, sustentou a evolução dos números. "O banco estava preparado e tinha controle para reagir no tempo correto", traduziu o presidente. Com os resultados, que incluíram aumento de 7,2% no lucro líquido, que ficou em R$ 541,1 milhões, o presidente espera consolidar a instituição no sexto lugar entre os maiores do varejo bancário brasileiro. A performance, que dependerá da divulgação dos balanços das demais instituições, significará duas posições acima do ranking de 2008.

O suspense sobre novos produtos na área de cartões de crédito e de transações eletrônicas marcou a divulgação dos resultados. "Teremos uma reestruturação de cartões, com emissão de novos tipos de plásticos e maior uso da rede de captura do Banricompras", adiantou o dirigente. Também é meta ampliar linhas com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes), com participação em fundos garantidores.

Maior agressividade no segmento de cartões deve ser direcionada para captação de operações de novas classes de consumo, como C e D. As estratégias devem ser pautadas, segundo Lemos, pela nova configuração do mercado de plásticos, que terá sua regulamentação alterada, quebra de monopólio e estreantes no setor.

As operações direcionadas à pessoa física totalizaram R$ 5,4 bilhões, com incremento de 38,1% em 12 meses. No segmento pessoa jurídica, o saldo das operações alcançou R$ 4,7 bilhões, com aumento de 3,7%. A inadimplência, que terminou 2009 em 3,4%, estável em relação aos 3,3% de 2008, é apontada como trunfo ante uma média de 6% do setor. Os ativos totais apresentaram, em 2009, saldo de R$ 29,1 bilhões, 15,4% acima do registrado em 2008. Este desempenho é justificado pelo crescimento das carteiras de títulos e de crédito, sustentado pela ampliação das captações.

Lemos esclarece que o lucro líquido é o maior, considerando que não foi feita inclusão de eventos não recorrentes. Estes lançamentos (créditos tributários, no caso do banco) foram feitos em 2007 (com lucro líquido de R$ 916,4 milhões) e 2008 (lucro líquido de R$ 590,9 milhões). A margem financeira do banco somou R$ 2,5 bilhões em 2009, 28,5% (R$ 563,5 milhões) acima do montante gerado no ano anterior. O resultado operacional no período foi de R$ 853,3 milhões, um acréscimo de 21,2% em relação a 2008. O patrimônio líquido (PL) atingiu R$ 3,4 bilhões em dezembro de 2009, apresentando crescimento de 10,7% em relação a 2008. A rentabilidade sobre o patrimônio líquido médio alcançou 16,7% em 2009. Os recursos captados e administrados fecharam o ano em R$ 21,9 bilhões, um crescimento de 14,9%, oriundos da expansão dos depósitos.

Yeda ressalta acerto da decisão de realizar IPO

A governadora Yeda Crusius, que fez questão de prestigiar a divulgação do balanço, ressaltou que a evolução dos números da instituição reflete decisões e estratégias acertadas na condução do banco. Yeda também ressaltou a desenvoltura à reação do mercado no pós-crise e a disponibilidade de recursos do Banrisul. "Tomamos a decisão de colocá-lo em IPO, com governança corporativa na bolsa de valores para que não houvesse, em nenhum momento, a ideia de que manter um banco estatal seria para usá-lo politicamente", ressaltou. A apresentação dos resultados também foi acompanhada pelo secretário da Fazenda, Ricardo Englert.

A expansão das operações do Banrisul incluirá maior número de agências em Santa Catarina. Em 2009, o banco saltou de dez para 23 postos. O mercado catarinense responde por 3% da base de clientes, com total de 3 milhões. A atuação em Santa Catarina é mais forte hoje na área empresarial. No Paraná, onde o Banrisul tem agência em Curitiba, não deve ocorrer expansão em 2010.

Banricompras projeta chegar a nichos de periferia e autônomos

O superintendente de canais eletrônicos do Banrisul, Carlos Aluisio Vaz Malafaia, apontou que os alvos para ampliação do uso do Banricompras serão o Interior, profissionais autônomos e as periferias das cidades. Também será dado mais impulso ao uso do plástico nos pagamentos do setor primário.

A instituição deve também intensificar a penetração nas áreas da saúde, com inserção do uso do meio de pagamento entre procedimentos e consultas feitas por médicos. O crescimento do Banricompras, que avançou 21% em 2009, é o maior argumento para investimentos e novos produtos a serem anunciados.



(Fonte: Jornal do Comércio)

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