ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

No Afocefe - Defendido estímulo ao transporte coletivo

28/01/2010
 Cunha (ao microfone) participou do Seminário A Cidade que o Mundo
 Precisa- Crédito:  antônio sobral
Cunha (ao microfone) participou do Seminário A Cidade que o Mundo Precisa
Crédito: antônio sobral


O seminário A Cidade que o Mundo Precisa, atividade paralela ao Fórum Social Mundial, reuniu, ontem, representantes de diversos setores. O evento teve o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a necessidade de se criar políticas públicas voltadas ao meio ambiente e à preservação. Organizado pelos vereadores Carlos Todeschini (PT) e Fernanda Melchionna (PSol), o encontro resultou em uma carta de intenções, que será encaminhada às autoridades.

A palestra do diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, teve como tema o transporte de massa. Ele relatou os serviços prestados pela empresa na região Metropolitana de Porto Alegre. Destacou que a além de a tarifa ser a mais baixa do metrô brasileiro - a passagem mínima custa R$ 1,70 - o trem ainda possibilita mobilidade ampla. "Ainda temos no Brasil um número altíssimo de cidades que usam mais o transporte particular do que o coletivo. Somente São Paulo, Campinas e Curitiba contam com mais usuários do transporte coletivo do que o particular", revelou Cunha.

Durante o encontro, Agenor Boff, representante da Tutto Transporti, apresentou um modelo de transporte coletivo, com um ônibus movido a hidrogênio, já utilizado na capital paulista. Os vereadores exibiram dados coletados na viagem feita a Copenhague, na Dinamarca, para a Conferência Climática.

Fernanda defendeu políticas públicas urgentes e discussões estratégicas em benefício de Porto Alegre. "Passamos da hora de pensar que outro mundo é possível e estamos no momento de dizer que outro mundo é necessário", salientou.

A vereadora avaliou que faltam à Capital iniciativas que diminuam o uso de carros e incentivem o transporte coletivo. "É necessário criar linhas de metrô e melhorar a qualidade dos ônibus que circulam em Porto Alegre para que isso aconteça", disse Fernanda.

Marco Arildo Cunha informou que, em função do 10 Fórum Social Mundial, a Trensurb montou vitrines especiais na biblioteca Livros sobre Trilhos, localizada na plataforma de embarque da estação Mercado. Estão expostos livros ligados aos temas tratados nas palestras, oficinas e seminários do evento.


(Fonte: Correio do Povo)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br