ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Um Fórum diferente

25/01/2010
Descentralizado, o Fórum Social Mundial volta hoje ao seu palco de origem mas com peso político e formato diferentes. O evento, que se encerra na sexta-feira, ocorrerá em Porto Alegre e mais seis cidades da Região Metropolitana

Cinco anos depois de sua última edição em Porto Alegre, o Fórum Social Mundial volta hoje à Capital com formato e peso político diferentes em relação ao evento de 2001 e 2005.

Em vez de figurar como palco central das discussões da esquerda internacional, desta vez os debates e palestras dividem atenções com eventos realizados em outras cidades do RS e do mundo. De atração principal, passou a ser um braço da descentralizada edição de 2010.

Entre tantas discussões geograficamente dispersas, coube a Porto Alegre sediar os debates em torno do seu legado e futuro após um década de história. Tanto que o principal eixo da programação gaúcha do FSM, que vai de hoje até sexta-feira, é o seminário “10 Anos Depois: Desafio e propostas para um outro mundo possível”.

O clima de retrospectiva também está presente no ponto alto do FSM em Porto Alegre. Trata-se da participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no encontro em que será apresentado um balanço da trajetória do Fórum, amanhã, no Gigantinho. Para a ocasião, também são aguardadas as presenças, ainda não confirmadas, dos presidentes Fernando Lugo, do Paraguai, e Evo Morales, da Bolívia, além do recém-eleito José Mujica, do Uruguai.

O dia anterior à abertura foi dedicado à montagem das estruturas de som e iluminação nos principais locais de seminários e palestras na Capital. Na Usina do Gasômetro, o movimento dos técnicos mexeu com a rotina do local e pegou de surpresa os visitantes que queriam aproveitar o domingo para visitar um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre.

A todo instante, turistas eram barrados por seguranças que tentavam conciliar o movimento do público e dos instaladores de caixas de som.

– Não sabia que ia ter esse movimento – lamentou a arquiteta Isabel Kouzmine, que tinha levado parentes do Paraná ao Gasômetro.

A dezenas de metros dali, cerca de cinquenta trabalhadores ajustavam redes de computadores e decoravam palcos em dois auditórios montados em armazéns do cais do porto.

O barulho de martelos e furadeiras se misturava ao da conversa de um grupo de cerca de 30 pessoas que fazia um “debate pré-fórum” sobre comunicação colaborativa. Entre eles, o moçambicano Viriato Tamele, diretor executivo da Coligação para a Justiça Econômica. Participante do FSM desde 2001, Tamele fez o seu balanço dos 10 anos:

– Produziu um espaço para o encontro de movimentos sociais e para fazer um retaliação ao Fórum de Davos. Agora, tem de crescer mais e valorizar as diferenças entre os continentes – analisou.

Ainda no Gasômetro, Laura Carvalho e Elisabeth Lima, coordenadoras de uma cooperativa de confecções, traduziam nas suas projeções de venda a perspectiva de um Fórum menos expressivo do que em outros anos.

– Devemos vender umas 200 camisetas. Nas outras vezes, vendíamos entre 700 e mil – garantiu Elizabeth.

No centro montado para credenciar participantes e imprensa na Assembleia Legislativa, o movimento era tranquilo na tarde de ontem. A maioria dos inscritos no final de semana era de jornalistas e pesquisadores latino-americanos, alemães e franceses. O maior movimento é esperado a partir da manhã de hoje, quando começam a chegar caravanas de estudantes e movimentos sociais, segundo Ana Console, membro da organização do Fórum.

* Colaborou Aline Mendes

zerohora.com
> Em gráfico, veja a programação do FSM e linha do tempo contando a história do evento
> No blog Fórum Social Mundial, acompanhe a cobertura via Twitter e participe ao vivo

(Fonte: Zero Hora)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br