ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Partidos intensificam negociações no Estado

07/01/2010


Comitiva do PTB esteve ontem com o presidente estadual do PP

Pré-candidato, deputado Luís Augusto Lara (d) corteja progressistas André Netto/JC

Pré-candidato, deputado Luís Augusto Lara (d) corteja progressistas Foto: André Netto/JC

Com o recesso nas casas legislativas, os políticos gaúchos aproveitam a primeira semana de janeiro para intensificar as negociações visando às eleições deste ano no Estado.

Enquanto o PMDB, do prefeito José Fogaça, tenta consolidar a aliança com o PDT, que, em caso de renúncia do peemedebista, herdará o comando da Capital com o vice José Fortunati, o PTB busca construir uma via alternativa à polarização PT-PMDB.

Depois de retomar na terça-feira a conversa com o deputado Beto Albuquerque, pré-candidato do PSB ao Palácio Piratini e um dos entusiastas da tese de "terceira via", o representante do PTB, deputado Luís Augusto Lara, esteve ontem com o presidente estadual do PP, Pedro Bertolucci.

Ao lado dos deputados estaduais Cassiá Carpes e Iradir Pietroski, Lara formalizou ao PP a intenção de criar uma "frente ampla" para enfrentar o PT, que deve lançar o ministro da Justiça, Tarso Genro, e o PMDB.

O encontro durou pouco mais de uma hora e Lara ouviu de Bertolucci, que estava acompanhado de vários dirigentes do partido, entre eles o diretor do Brde, Celso Bernardi, que o PP está aberto ao diálogo visando à nova composição.

"Também pensamos em uma nova solução para o Estado, um outro momento, em que o desenvolvimento seja novamente o rumo. Chega de guerra constante. Precisamos parar com essa raiva", afirmou o presidente do PP - sem descartar, porém, apoio à reeleição de Yeda Crusius (PSDB).

Evitando críticas ao governo tucano, do qual fizeram parte desde o início, os líderes reforçaram a tese de que é prejudicial para o Estado a polarização política. "É preciso romper com esse ranço", pontuou Lara.

Tática parecida adotou Germano Rigotto (PMDB), que em 2002 venceu com o discurso de união e paz para o Rio Grande, tencionado entre Antonio Britto (então no PPS) e Olívio Dutra (PT). Em 2006, Yeda Crusius também correu por fora na disputa entre Rigotto e Olívio - e chegou ao Piratini anunciando um "novo jeito de governar".

A possível "frente ampla" imaginada por Lara e Beto Albuquerque para 2010 poderia integrar PTB, PSB, PP e até o PCdoB. Além disso, PPS e DEM, do vice-governador Paulo Feijó, também serão procurados.

Na reunião de ontem, PTB e PP decidiram que irão tentar montar um cronograma de atividades conjuntas e, até o final do mês, devem realizar um encontro formal entre as três legendas.

No PDT, o clima é de cautela. Cortejado por PMDB e PT, os trabalhistas devem deixar a decisão para março - apesar de a tendência ser firmar coligação com Fogaça. "Estamos em compasso de espera e de discussão", ressaltou o presidente estadual da sigla, Romildo Bolzan Jr.

Bolzan deve se encontrar ainda nesta semana com o ministro do Trabalho e presidente nacional do PDT licenciado, Carlos Lupi, que desembarca hoje em Porto Alegre. Lupi vem cumprir agenda do ministério e também vai tratar das eleições 2010 com os líderes do partido.

Os peemedebistas, por sua vez, travam um debate interno sobre o pacto assinado pelo partido, em 2008, se comprometendo a apoiar o candidato do PDT à prefeitura de Porto Alegre em 2012. Na noite de ontem, em Rainha do Mar, onde o senador Pedro Simon veraneia, membros da Executiva debateram os últimos detalhes da festa de lançamento da candidatura de Fogaça. O evento será no dia 31 de janeiro, em Capão da Canoa.


(Fonte: Jornal do Comércio)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br