ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Yeda: ''Estado fechará 2009 com déficit zero''

22/12/2009
 Governadora está confiante nos resultados positivos conquistados pelo equilíbrio nas finanças públicas- Crédito:  Pedro Revillion
Governadora está confiante nos resultados positivos conquistados pelo equilíbrio nas finanças públicas
Crédito: Pedro Revillion


A governadora Yeda Crusius (PSDB) afirmou ontem, durante entrevista exclusiva concedida ao Correio do Povo, à Rádio Guaíba e à TV Record, que o governo do Estado deverá fechar as contas do ano com déficit zero. Feita no setor de rádio do Palácio Piratini, localizado no subsolo da sede do governo estadual, a entrevista foi transmitida ao vivo pela Rádio Guaíba. Durante quase uma hora, a governadora discorreu sobre o déficit zero, que considera uma das maiores vitórias da sua administração, atacou a oposição e defendeu a sua candidatura à reeleição no ano que vem. Revelou ainda que não pretende retirar a urgência do projeto do magistério, que deve ser apreciado hoje na Assembleia Legislativa.

Sobre o déficit zero, Yeda revelou que o Executivo honrou com as suas contas e não "está devendo para ninguém", embora a receita tenha diminuído. Em novembro, as transferências do governo federal para o Estado caíram 44% em relação a novembro do ano passado", disse. Ela reforçou a importância do déficit zero para o Estado e comentou a percepção da população sobre os resultados do equilíbrio das contas públicas. "O déficit zero não é bem uma obsessão, é o único caminho para a gente voltar a investir. E a população, agora que tem mais espaço para acompanhar o que o governo está fazendo, está aprendendo a conhecer melhor".

Entre os desafios para o ano que vem, a governadora garantiu que pretende mostrar os resultados à sociedade. "Meu desafio para 2010 é conseguir mostrar à população todos os resultados deste governo, que são muitos em todo o Estado e em todas as áreas", destacou. Apesar da expectativa positiva em torno das contas públicas, a governadora lamentou a queda na transferência de recursos da União para o Estado - que exigiu corte nos gastos de custeio e em investimentos -, e criticou a demora no repasse do empréstimo de R$ 94 milhões solicitado em agosto junto ao Banco do Brasil. "Eu tenho segurança que nós vamos conseguir fechar o ano com receita igual à despesa. Nós vamos fazer o déficit zero outra vez", garantiu.

Desde agosto, o governo gaúcho iniciou negociação com o Congresso Nacional. O governo tinha três possibilidades de empréstimo: Caixa Econômica Federal, BNDES e Banco do Brasil. "Eles disputaram entre si e ganhou a nossa preferência pelo Banco do Brasil, que é um banco do tamanho do Brasil. Os documentos estão todos com o Tesouro Nacional. Não tem vírgula que falte, estamos na lei de responsabilidade fiscal", acrescentou. Conforme Yeda, outros estados comandados por petistas já foram contemplados com o empréstimo. "Li num jornal do centro do País que nenhum governo do PSDB recebeu empréstimo. Enfim, ou é para todos ou não oferece, porque nós estamos desde agosto nesta pendenga. Segundo ela, a questão não é só fechar as contas zero a zero, mas utilizar o dinheiro para pagar mais logo no começo do ano que vem.


(Fonte: Correio do Povo)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br