ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Estado pagará o 13º do funcionalismo no dia 18 de dezembro, confirma secretário

07/12/2009

RS encaminhou documento para receber recursos emergenciais na semana passada

O 13° salário do funcionalismo será pago no dia 18 de dezembro — dia 20 será um domingo. A informação foi dada pelo secretário estadual da Fazenda, Ricardo Englert, em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade. Englert ainda não sabe se o governo conseguirá pagar o salário de dezembro com recursos da receita do mês ou se terá de recorrer ao caixa único, e que é cedo para prever se o ano fechará com déficit ou superávit.

> Ouça a entrevista do secretário Englert

Conforme o secretário, o governo está tentando compensar a queda na arrecadação com a redução nas despesas. A arrecadação de ICMS está R$ 800 milhões abaixo do previsto no orçamento (4,5%, segundo Englert), mas, proporcionalmente, as transferências da União caíram ainda mais: 20%.

O secretário reconheceu que o governo ainda não recebeu o empréstimo emergencial do BNDES porque encaminhou o pedido na última quinta-feira, tendo o Banco do Brasil como agente. Inicialmente, a governadora Yeda Crusius não pretendia recorrer a essa linha de crédito para não endividar o Estado. Somente a partir de junho, com a persistência da queda na arrecadação, o governo passou a estudar a possibilidade de pedir o empréstimo de R$ 94 milhões.

— No início do ano, entendemos que se não tivesse uma queda substancial que pudesse ser compensada pelas nossas receitas, talvez não fosse conveniente fazer a operação por se tratar de um empréstimo. No meio do ano, vimos que teríamos dificuldades de termos uma receita condizente, o que implicaria em retardar mais ainda investimentos — afirmou Englert.

Reportagem da Folha de S.Paulo desta segunda-feira mostra que os Estados governados pelo PT receberam mais recursos dessa linha de crédito do que os administrados pela oposição. Com informações do Blog da Rosane.


(Fonte: RÁDIO GAÚCHA)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br