ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Servidores indicam Carrion para conselheiro

04/12/2009


Categoria contesta nome de Marco Peixoto por não cumprir a Constituição


(Paula Coutinho)


As entidades que representam os auditores e servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE) formalizaram, nesta quinta-feira à tarde, ao presidente da Assembleia Legislativa, Ivar Pavan (PT), a indicação do professor doutor Eduardo Kroeff Machado Carrion, um dos mais reconhecidos constitucionalistas do Rio Grande do Sul, para a vaga de conselheiro do Tribunal.

Os servidores atribuem a Carrion idoneidade moral, reputação ilibada e notório saber jurídico. A indicação é uma reação ao nome apontado pela Assembleia, deputado estadual Marco Peixoto (PP), que deve ser apreciado pelo plenário da Casa na sessão da próxima terça-feira.

A presidente da Associação de Servidores, Lígia Zamin, avalia que Peixoto teve desempenho insuficiente na sabatina da Comissão de Finanças do Parlamento gaúcho, ainda que a maioria dos deputados tenha aprovado a indicação. "O deputado não respondeu às perguntas, se acuou, se escondeu. Isso o desqualificou", afirmou.
A dirigente pondera ainda que a indicação de Peixoto prejudica a credibilidade do TCE. "Sobre ele recai a suspeita de envolvimento em atos ilícitos (Operação Solidária)", lembra Lígia.

A indicação de Carrion é assinada por cinco deputados do PT. O presidente da Assembleia afirmou que, nesta sexta-feira, a indicação será publicada oficialmente. Pavan, no entanto, afirma que o entendimento da procuradoria da Casa é de que um processo de indicação não susta o anterior. "O presidente não deve debater o mérito, mas garantir que as regras sejam cumpridas."

O presidente do Centro de Auditores do TCE, Roberto Sanchotene, contesta a opinião da procuradoria da Assembleia. "Não existe uma norma expressa. Há um vazio jurídico", avaliou.

O dirigente afirmou ainda a disposição da categoria de questionar na Justiça a indicação de Peixoto. "Se o nome do deputado for aprovado, vamos alegar inconstitucionalidade nos atos de indicação da Assembleia, de nomeação (de Peixoto) pela governadora Yeda Crusius (PSDB) e de posse pelo TCE", projetou Sanchotene.
Eduardo Carrion disse que aceitou o convite dos servidores não por pretensão pessoal, mas por um compromisso com o que sempre defendeu durante a sua trajetória. "Não se trata de um projeto pessoal, mas uma forma de dar a minha contribuição para o projeto republicano", explicou.

O professor destacou que o movimento dos servidores é oportuno na medida em que o "TCE vive uma crise de legitimidade" e acrescentou: "o tribunal conta com um dos mais qualificados quadros técnicos, é uma instituição que tem responsabilidade e papel indispensável numa sociedade democrática".

O jurista espera que a "Assembleia esteja em sintonia com a sociedade e que compreenda o atual momento".
Carrion é professor aposentado da Ufrgs e ex-diretor da Faculdade de Direito da universidade. Hoje, leciona na Escola Superior do Ministério Público e na Federação da Magistratura do Trabalho (Femargs). Também é pesquisador do CNPq e consultor jurídico.


(Fonte: Jornal do Comércio)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br