ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Aperto nas contas

26/10/2009


No balanço que fará hoje do comportamento das finanças em outubro, junto com o anúncio do calendário de pagamento do funcionalismo, o secretário da Fazenda, Ricardo Englert, deixará claro que não há motivo para pânico, mas a situação ainda é preocupante.

A arrecadação de ICMS no ano já está cerca de R$ 700 milhões abaixo do previsto no orçamento, o que dificulta a concessão de novos aumentos salariais. Na outra ponta, as despesas com a folha de pagamento vêm crescendo acima da previsão.

Além de o ICMS estar cerca de 5% abaixo do previsto, os repasses da União tiveram queda de 20%. A situação só não é mais complicada porque o crescimento da frota de veículos fez crescer a arrecadação de IPVA.

Se faltar dinheiro para pagar o 13º salário em dia, o governo será obrigado a recorrer ao caixa único ou aos depósitos judiciais, duas hipóteses que pareciam arquivadas no final do ano passado, quando o Estado atingiu o propalado déficit zero. Desde 2007, o governo não usa recursos do caixa único para cobrir rombos.

A ordem da governadora Yeda Crusius é preservar o equilíbrio das contas, conquistado no ano passado. Para isso, os técnicos da Fazenda e do Planejamento vêm apertando o torniquete nos gastos, com o corte nas despesas e o adiamento de investimentos. Yeda disse aos auxiliares que neste ano não quer superávit: basta que receita e despesa empatem. No ano passado, o Estado teve um superávit orçamentário de R$ 443 milhões, usado como uma espécie de colchão nos primeiros meses deste ano, quando a crise reduziu a arrecadação.



(Fonte: Rosane de Oliveira - Zero Hora)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br