ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Impeachment: base aliada terá comando da comissão

30/09/2009


Líder do governo e presidente do PSDB estadual ficam com os principais cargos
 

Em uma sessão tensa, o líder do governo na Assembleia, deputado Pedro Westphale(PP), foi eleito ontem presidente da comissão especial que examinará o pedido de impeachment da governadora Yeda Crusius (PSDB). A relatora da comissão será a deputada Zilá Breitenbach (PSDB). Os nomes de Westphalee Zilá haviam sido definidos em reunião da base governista realizada durante a manhã.

Durante a sessão, que marcou a instalação da comissão, o deputado Ronaldo Zulke (PT) indicou Raul Pont (PT) para a presidência, mas os aliados tinham maioria. A comissão é formada por 17 deputados integrantes dos partidos da base do governo (PSDB, PP, PMDB, PTB e PPS) e 12 de oposição (PT, PDT, Dem, PSB e PC do B).

A oposição tentou, sem sucesso, ficar com a presidência ou a relatoria. Primeiro o deputado Pont propôs uma questão de ordem, invocando os artigos 58 da Constituição federal e 56 da Constituição estadual, solicitando que houvesse proporcionalidade na indicação dos dois nomes, mas não houve a concordância dos parlamentares que apoiam o governo.

Em seguida, Zulke solicitou a impugnação da candidatura de Westphale à presidência, com base no fato de o líder do governo ser também vice-presidente da Comissão Especial que avalia os Serviços das Estações Rodoviárias, já que o regimento impede o acúmulo de funções. Ao final, acatando sugestão de Fabiano Pereira (PT), Westphale renunciou à vice-presidência da Comissão das Estações Rodoviárias. No final da tarde, o presidente e a relatora da comissão especial que analisará o impeachment reuniram-se para tratar do encaminhamento dos trabalhos. Zilá tem dez dias para apresentar seu relatório.

 
MARCO COUTO / AG. AL / CP

Discussões entre os deputados levou Ivar Pavan(C) a paralisar a sessão várias vezes
(Fonte: Correio do Povo)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br