ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Agenda de viagem

28/09/2009

Para tentar antecipar a liberação da segunda parcela do empréstimo de US$ 1,1 bilhão do Banco Mundial, a governadora Yeda Crusius não precisa ir aos Estados Unidos em outubro. Basta que o governo cumpra os compromissos firmados com o banco na área da modernização da gestão e prove que está em dia com as metas fiscais. O que justificaria a viagem são contatos para tratar de investimentos e de cooperação na área da infraestrutura.

Se Yeda pretende ter um encontro com a direção do Banco Mundial para tratar do empréstimo, o mais provável é que seja para justificar o atraso no cumprimento de pontos do acordo ou mesmo para negociar o perdão de algum item que não conseguirá cumprir.

As metas fiscais, garante o secretário da Fazenda, Ricardo Englert, estão sendo atingidas mesmo com a queda na arrecadação. O problema são as outras medidas que o governo não conseguiu adotar por falta de condições políticas, como a instituição do IPE como gestor único da previdência dos servidores, a aprovação da previdência complementar, a entrega de serviços para organizações da sociedade civil, as Oscips, e a aprovação de mudanças nas carreiras dos funcionários públicos. A previdência é, de longe, o ponto mais problemático.

Até o final de outubro devem ser encaminhadas à Assembleia propostas de alteração nas carreiras de servidores. A ideia de uma mudança radical, como queria a ex-secretária da Educação Mariza Abreu, foi abandonada diante da certeza de que não passaria na Assembleia. O governo deve instituir em lei a possibilidade de premiar os servidores de acordo com a avaliação de desempenho, mas sem retirar dos atuais vantagens como a promoção por tempo de serviço. Para facilitar a aprovação, as novas regras só devem valer para os novos servidores e para os atuais que fizerem a opção.



(Fonte: Rosane de Oliveira - Zero Hora)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br