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Ataques diários aos caminhoneiros

10/09/2009


 
Quadrilhas especializadas em roubo de cargas atacam caminhoneiros que trafegam por rodovias de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso – de acordo com levantamento da Subcomissão dos Caminhoneiros Desaparecidos, da Assembleia. Segundo os dados, divulgados ontem, a cada dia um gaúcho é alvo das ações criminosas nesses trechos. 'Os motoristas são sequestrados e libertados depois que os delinquentes dão sumiço nas mercadorias que transportam', sintetizou o deputado Francisco Appio (PP). No Estado, apesar de não haver estatísticas oficiais, a estimativa é que três caminhoneiros sejam assaltados a cada dia.
De acordo com o capitão Alexandre Pinheiro, do Comando Rodoviário da Brigada Militar, entre janeiro de 2007 e julho de 2009 foram registradas 1.060 ocorrências de furtos e roubos envolvendo caminhoneiros nas áreas urbanas e nas rodovias. Ele defendeu a necessidade de criação de um banco de dados integrado, que reúna os registros policiais envolvendo o transporte de cargas. A medida facilitaria o mapeamento de trechos críticos, a fiscalização e o incremento de ações preventivas e repressivas.
O presidente da Federação dos Caminhoneiros Autônomos do RS/SC, Éder Dal’Lago, lamentou que muitos profissionais não recorram à Polícia quando são vítimas de algum crime. 'Até o furto de estepes deveria chegar ao conhecimento das autoridades.' Dal’Lago lembrou que as quadrilhas especializadas em roubo de cargas atuam de forma organizada. 'As investidas são planejadas, o que dificulta a desarticulação dos grupos criminosos.' Segundo Dal’Lago, dez profissionais gaúchos desapareceram na década de 90, provavelmente vítimas de assaltos.
Levantamentos da ONG SOS Caminhoneiro indicam que, em 2008, 12 mil furtos e roubos de carga foram registrados no país – com prejuízo superior a R$ 600 milhões. O deputado Appio prometeu recorrer à Secretaria Estadual da Fazenda para discutir mecanismos que possam aperfeiçoar a inspeção das cargas na divisa com Santa Catarina. 'As atenções normalmente estão voltadas à fiscalização das mercadorias e não à origem da carga', justificou Elton Nietiedt, presidente do Sindicato dos Técnicos do Tesouro do Rio Grande do Sul.

 
MATEUS BRUXEL

Nietiedt, Appio, Dal’Lago e capitão Pinheiro avaliaram o problema
(Fonte: Correio do Povo)

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