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Roubo de cargas e desaparecimento de motoristas é pauta na primeira reunião

02/09/2009


Participantes discutiram medidas para reduzir roubo de cargas
Participantes discutiram medidas para reduzir roubo de cargas

O roubo de cargas e o desaparecimento de motoristas foram os assuntos discutidos na primeira reunião da Subcomissão dos Caminhoneiros nesta quarta-feira (2), sob a presidência do deputado Francisco Appio (PP). O parlamentar explicou que a Subcomissão tem o objetivo de estabelecer uma ligação transversal entre o governo, através de seus órgãos de segurança e fiscalização, o legislativo e as entidades que representam os transportadores e trabalhadores do setor. “Enquanto o crime se organiza, o Estado não consegue desenvolver ações conectadas que combatam de forma eficiente a ação dos bandidos”. Appio lembrou que no período de 1994 a 1998, centenas de caminhoneiros foram assassinados. "Deste período, dez motoristas ainda não foram localizados".
 
O delegado do DEIC, Ranolfo Vieira Jr., disse que o sistema penal facilita a ação marginal: “Temos problemas com a legislação. No inicio do ano, por exemplo, prendemos uma quadrilha de 15 elementos responsáveis pelo roubo de mais de 97 caminhões. O juiz da Comarca de Canoas entendeu que não era caso para segregação provisória e mandou soltar os elementos. A decisão só foi reformada pelo Tribunal de Justiça, mas até aí o espaço de tempo ajudou os meliantes”. Para ele os receptadores de cargas roubadas devem ter um tratamento mais rigoroso na forma da lei.
 
Salientando que a Brigada Militar tem intensificado operações de combate ao roubo de cargas, o capitão Alexandre Pinheiro informou que, de 2006 a 2009, a Brigada registrou a ocorrência de 64 roubos de cargas nas estradas estaduais, sendo que os alvos preferidos são cargas de medicamentos e cigarros. “O sistema de GPS não está dando segurança, porque já existem bloqueadores de sinal que são usados pelos marginais, que são feitos em casa ou comprados facilmente pela internet”, advertiu Pinheiro.
 
Fiscalização
O representante do Afocefe Sindicato dos Técnicos do Tesouro do Estado, Elton Nietiedt, criticou o desmonte que a Secretaria da Fazenda está sendo submetida. “A Secretaria da Fazenda tem condições de descobrir receptadores, por exemplo, exigindo notas da mercadorias no ato da fiscalização, mas só fiscaliza o que é legal. As empresas ilegais não são fiscalizadas. Ainda temos o fechamento de postos de fiscalização. Outros postos têm 10 fiscais para atuar num trecho por onde passam 5 mil caminhões por dia. Nos anos 80 houve a previsão de que seriam colocadas 80 turmas de fiscalização volante. Hoje temos apenas 30 turmas operando”. Outro sindicalista, Carlos De Martini, criticou a omissão da Secretaria da Fazenda: “A Secretaria se omite dos seus deveres e do debate. Existe a necessidade de uma ação articulada permanente, diferente da força tarefa que tem a duração dos flashes da imprensa”.
 
Já o dirigente do Sindicato de Transportadores de Cargas do Estado, Jaime Borges, enfatizou a necessidade da montagem de um banco de dados e serviços interligados que possa auxiliar a polícia no combate ao crime organizado.


(Fonte: Agência de Noticias AL)

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