ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Exonerações em massa revelam crise na Receita

27/08/2009

Ministro nega haver restrição à fiscalização de grandes grupos econômicos
 
Apesar de o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ter garantido ontem que a Receita atua 'dentro da normalidade', cerca de 60 auditores fiscais, 24 deles em São Paulo, pediram exoneração de cargos de chefia em protesto contra a demissão da ex-secretária Lina Vieira e suposta ingerência política na instituição. As exonerações em massa, que podem aumentar nos próximos dias, aprofundam a crise na Receita e, segundo servidores do alto escalão, já estariam comprometendo o trabalho do Fisco.
Na segunda-feira, 12 altos dirigentes da instituição, inclusive superintendentes regionais, deixaram os cargos. As exonerações acentuaram também o racha entre aliados de Lina Vieira, quase todos sindicalistas com trânsito no PT, o grupo dos ex-secretários Everardo Maciel e Jorge Rachid e antigos aliados do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o secretário da Receita, Otacílio Cartaxo, tentaram conter a sangria com a rápida nomeação de dois novos superintendentes em substituição aos demissionários do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais. As medidas, no entanto, não foram suficientes. As brigas internas estão longe de um fim. 'Ao assumir o comando da Receita, Lina Vieira trocou todos os cargos de confiança em todo o país, o que nunca tinha acontecido antes na história da Receita', afirmou Everardo.


Aliados de Rachid e Everardo acusam o grupo de Lina de oportunismo político. O grupo da ex-secretária estaria pedindo exoneração e fazendo críticas a ingerências políticas para conquistar apoio interno e, mais tarde, voltar aos antigos cargos de chefia. Os demissionários rebatem com o argumento de que perderam espaço na instituição porque davam prioridade à fiscalização dos grandes grupos econômicos e financeiros. Mantega diz que é 'balela'.
(Fonte: Correio do Povo)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br