ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

CPI Instalada - Detran será o alvo das primeiras investigações

27/08/2009

Num dia marcado pela disputa sobre quem decidirá suas regras de funcionamento, a CPI da Corrupção foi instalada em solenidade rápida às 17h17min de ontem na Assembleia Legislativa. Enquanto os governistas preparam a agenda de atividades a ser definida até a segunda sessão, a presidente da comissão, Stela Farias (PT), quer que a investigação comece pela apuração de suspeitas no Detran, que já foi alvo de CPI em 2008.

A estratégia da oposição é começar por um tema sobre o qual ainda não há conclusões oficiais para evitar que aliados desgastem a comissão dizendo que não haverá novidades. Gravações do ex-presidente do Detran Flavio Vaz Netto, são consideradas na ação do Ministério Público Federal (MPF) como indícios de que a governadora Yeda Crusius teria recebido propina oriunda do esquema que desviou R$ 44 milhões da autarquia. A ideia dos opositores é investigar a suposta conexão entre a fraude na autarquia e a compra da casa de Yeda, sem entrar em denúncias de caixa 2 na campanha de 2006. A avaliação é que a investigação deve começar pela gestão da ex-presidente do órgão Estella Maris Simon.

Na tarde de ontem, os oposicionistas protocolaram 11 requerimentos para buscar documentos e convocar depoentes. Além de chamar Estella e o ex-presidente Sérgio Buchmann, que denunciaram supostas irregularidades na autarquia, constam nomes de pessoas ligadas à compra da casa de Yeda, como o vendedor Eduardo Laranja e Delacy Martini, pai do ex-secretário-geral de Governo Delson Martini, que teria comprado um apartamento da governadora em Capão da Canoa. Conforme Yeda, os valores recebidos foram utilizados para adquirir a casa de R$ 750 mil na Rua Araruama, em Porto Alegre.

Como tem apenas quatro dos 12 votos da comissão, os opositores tentam conseguir áudios dos suspeitos que devem ser ouvidos na comissão.

– Eles (governistas) estão com a estratégia de obstrução. Estamos tentando furar esse bloqueio com a força dos fatos. Do nosso ponto de vista, a investigação será tão forte que não teremos só quatro a oito. Não precisa votação para ouvir áudio – afirmou Stela Farias (PT), empossada como presidente da CPI.

Como vice-presidente da comissão, foi definido Gilberto Capoani, líder da bancada do PMDB. Confirmado como relator da CPI, Coffy Rodrigues (PSDB) fez um requerimento pedindo a adoção de regras na comissão ontem (veja na página ao lado).

Em um momento de constrangimento ontem, a oposição indicou o nome de Luciano Azevedo (PPS) como candidato a relator, mas o próprio parlamentar não votou em si. Ao pedir a palavra, justificou que seguiria um acordo entre integrantes da base e votou em Coffy.

Em discurso de cinco minutos, Stela defendeu acordo sobre número de sessões, tomada de depoimentos e andamento dos trabalhos.

Apesar de o clima na instalação da CPI da Corrupção ter sido de cordialidade na tarde de ontem, os próximos meses serão marcados por um duro embate entre deputados do governo e da oposição. Na tentativa de provar que irregularidades foram cometidas com o suposto conhecimento da governadora, os oposicionistas tentarão ouvir pessoas próximas de Yeda. Já os aliados estão decididos a barrar qualquer depoimento que venha a prejudicar a imagem do governo

Os primeiros da lista
Entre as 20 primeiras pessoas que a oposição propõe ouvir estão:
- Otaviano Brenner de Moraes, ex-secretário de Transparência
- Carlos Ubiratan dos Santos, ex-presidente do Detran
- Delson Martini, ex-secretário-geral de Governo
- Estella Maris Simon, ex-presidente do Detran
- Flavio Vaz Netto, ex-presidente do Detran
- Francisco Fraga, ex-secretário de Governo de Canoas
- Pedro Ruas, vereador do PSOL de Porto Alegre
- Ricardo Lied, chefe de gabinete de Yeda Crusius
- Sérgio Buchmann, ex-presidente do Detran
- Walna Vilarins Meneses, assessora de Yeda Crusius


(Fonte: Zero Hora)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br