ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Pesquisa reforça projeto do Piratini

26/08/2009

Levantamento sobre carreira do servidor foi apresentado ontem por professor americano



Ao apresentar o resultado da 1ª Pesquisa de Democracia Deliberativa do Rio Grande do Sul, o governo destaca que 70% dos gaúchos consideram que as promoções e os aumentos salariais devem ser dados com base no desempenho e na produtividade dos servidores. Enquanto isso, o apoio ao item “tempo de serviço” variou entre 8,7% e 11,2%.

O anúncio contou com a participação do professor James Fishkin diretamente da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, por meio de videoconferência. Dois questionários foram aplicados no Estado sobre a valorização da carreira do servidor. O primeiro, em maio, foi respondido por 1.651 pessoas de 29 municípios. A partir dessa amostra, um grupo formado por 226 pessoas participou de um encontro na Capital, no início de junho. Depois de conversarem entre si e formularem perguntas para painelistas – que defenderam pontos divergentes –, elas responderam ao mesmo questionário.

Na meia hora em que se comunicou com o Brasil ontem, o professor americano informou que o mesmo processo já foi aplicado em vários locais do mundo, como Estados Unidos, Itália, Irlanda do Norte e China. A pesquisa realizada no Estado foi a primeira experiência na América Latina. Fishkin informou ainda que o único viés de representação na mostra foi com relação aos servidores públicos, o que demonstra que as “opiniões deles foram levadas a sério durante as discussões”.

Para o secretário-geral de Governo, Erik Camarano, o resultado reforça o ponto de vista do governo de que é necessário avançar na direção da remuneração por desempenho. O Piratini ainda não bateu o martelo sobre quais carreiras devem ser atingidas pela reforma, mas se cogita englobar segurança, saúde e educação. O projeto de lei deve ser enviado à Assembleia até o final de setembro.


(Fonte: Zero Hora)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br