ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Agora, briga é pela relatoria

15/08/2009

A menos de 10 dias da abertura dos trabalhos, governistas não têm candidato para a vaga


Com a proximidade do início dos trabalhos da CPI da Corrupção, esquenta a briga entre governo e oposição pela vaga de relator da comissão que investigará irregularidades na administração estadual.

Pelo regimento da Assembleia, a presidência da CPI cabe à primeira parlamentar a assinar o requerimento que solicitou a criação da comissão: Stela Farias (PT). Já os ocupantes da vice-presidência e da relatoria são definidos em votação dos integrantes da CPI, que deve dar início aos trabalhos no dia 24. Normalmente, quando a oposição ocupa a presidência, a situação fica com a relatoria. Foi assim na CPI do Detran, em 2008, presidida por um oposicionista – Fabiano Pereira (PT) – e relatada por um aliado de Yeda – Adilson Troca (PSDB).

Os governistas terão ampla maioria na comissão – oito entre os 12 integrantes, contra apenas quatro da oposição, a prevalecerem os critérios atuais – e poderão eleger facilmente o relator. Desta vez, porém, o problema é a falta de um candidato natural entre os governistas ao posto de relator. Algumas das maiores bancadas, como PMDB e PP, que terão direito a duas vagas cada uma, sequer definiram seus representantes na comissão. Um dos cotados para a relatoria, o deputado Coffy Rodrigues (PSDB), não mostra entusiasmo pela tarefa:

– Tem de ser um deputado mais experiente. Eu sou muito novo no processo. Estou há apenas oito meses no parlamento.

Mas alerta:

– Tem de ser alguém do governo para a situação ficar igualitária. A não ser que eles queiram abrir mão da presidência. Tudo pode ocorrer.

Com a indefinição da bancada do governo, a oposição se habilita a indicar o relator.

– Mesmo sendo minoria, vamos reivindicar o posto de relatoria, além da presidência. É difícil. Mas faremos esse debate com força. A oposição deve trabalhar muito unida – disse Stela.

Procurador diz que pedido de CPI cumpre requisitos legais

Ontem, o procurador geral do Legislativo, Fernando Ferreira, disse que a instalação da comissão atende aos requisitos constitucionais. Com a concordância do presidente da Casa, deputado Ivar Pavan (PT), foi determinada a publicação do parecer e do pedido da comissão no Diário Oficial da Assembleia na segunda-feira.

A partir desse momento, começa a contar o prazo de cinco dias para as bancadas indicarem os 12 titulares e os 12 suplentes da comissão.


(Fonte: Zero Hora)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br