ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Provas definirão o futuro

07/08/2009

A medida do comprometimento dos secretários e dos partidos aliados do governo Yeda Crusius será dada pelo conteúdo da ação civil de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público Federal. Se os elementos apresentados contra a governadora forem frágeis, os secretários técnicos continuarão nos cargos e a base política, mesmo enfraquecida, terá condições de se recompor. Se os procuradores tiverem encontrado provas contundentes do envolvimento de Yeda com a fraude do Detran, a debandada será inevitável.

Por enquanto, a avaliação dos secretários é de que não é o momento de abandonar o governo. Sair agora soaria como prejulgamento ou deslealdade. Os secretários estão tentando manter a rotina e as atividades, para não permitir que a crise pare a máquina. Uma das preocupações é assegurar a manutenção do ajuste fiscal em um cenário de queda na arrecadação de ICMS: a receita do Estado, até agora, está mais de R$ 500 milhões abaixo do previsto no Orçamento.

Embora o PMDB tenha marcado para a próxima quinta-feira uma reunião para discutir como irá se posicionar diante da crise, o que vai definir a saída ou não do governo antes do final do ano é o conteúdo das acusações. O senador Pedro Simon admitiu ontem que a manifestação do MPF deve antecipar a saída do governo, prevista inicialmente para o início de 2010:

– Chegou o momento de sair. E não é para ir para a oposição. Temos de começar a nossa caminhada.

Simon não fala pelo conjunto do PMDB. A ala liderada pelo deputado Eliseu Padilha, padrinho do secretário da Habitação, Marco Alba, sempre foi mais próxima de Yeda do que o senador. Até quinta-feira, o conteúdo da ação já será de conhecimento dos partidos, porque a juíza Simone Barbisan Fortes autorizou os advogados dos nove citados a consultarem o documento.


(Fonte: Rosane de Oliveira - Zero Hora)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br