ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Áreas política e econômica sob tensão

28/07/2009

O quebra-cabeça político envolvendo trocas de cargos não é o único montado pelo Executivo. Na área econômica, a situação é similar. As reuniões de repactuação com as secretarias, para estabelecer prioridades aos investimentos e ao remanejamento de verbas entre as áreas, representa apenas parte da engenharia financeira orquestrada pelas secretarias do Planejamento e da Fazenda. Até agora, considerando análise parcial de julho, as quedas na arrecadação desde o início do ano, beiram R$ 700 milhões que eram esperados e deixaram de ingressar nos cofres gaúchos. A situação terá reflexo direto na elaboração do Orçamento Geral do Estado para 2010, que obrigatoriamente precisa ser encaminhado à Assembleia até 15 de setembro. Os efeitos da crise mundial sobre a arrecadação e as projeções de crescimento para o Brasil e para o Rio Grande do Sul passaram a ter revisão ainda mais atenta. Por enquanto, o Piratini aposta na ampliação do corte nos gastos com custeio e no adiamento de investimentos em algumas áreas para conter o impacto. Porém, internamente, já há dúvidas sobre o cumprimento da meta de investir 10% da receita corrente líquida no ano que vem.

RADIOGRAFIA TOTAL

Equipes da Fazenda e do Planejamento estão trabalhando no relatório de execução orçamentária do terceiro bimestre com base nos critérios da Lei de Responsabilidade Fiscal. Quando estiver concluído, na primeira quinzena de agosto, o documento apontará cenário praticamente consolidado da evolução das receitas e das despesas de todos os poderes.

ESFORÇO PARTILHADO

Com as informações do relatório de execução orçamentária relativo ao terceiro bimestre, será possível identificar o tamanho da economia necessária para atingir o superávit primário no final do ano. Desde já, o cenário aponta que, além do Piratini, o Judiciário, o Ministério Público e o Legislativo também terão de entrar com suas parcelas de esforço.



(Fonte: Taline Oppitz/Correio do Povo)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br