ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Baixa arrecadação leva Lina à queda

13/07/2009

Brasília — A primeira mulher a ocupar o cargo de secretária da Receita Federal do Brasil (RFB) deixará o posto nesta semana por decisão do ministro da Fazenda, Guido Mantega. Lina Maria Vieira foi exonerada do cargo. Sua gestão foi marcada por quedas consecutivas na arrecadação de tributos e por controversa mudança na estrutura da secretaria, o que resultou na ascensão de sindicalistas a postos de comando da Receita.
Apesar de a cúpula da Fazenda ter ficado irritada com a investigação da Receita sobre a Petrobras, no início do ano, por causa de um crédito tributário de R$ 4 bilhões da estatal, o real motivo da saída de Lina seria a queda na arrecadação de impostos e a desestruturação da Receita. Para a Receita, a estatal fez uma manobra 'ilegal', mas a operação contábil da empresa tinha o apoio da Fazenda e do Planalto. Lina ficou numa situação política constrangedora. As mudanças promovidas por ela na estrutura da Receita coincidiram com o agravamento da crise financeira global e com uma inédita série de quedas no recolhimento de impostos e contribuições.
Somente em maio, pelo sétimo mês seguido, a Receita amargou queda de 14% na arrecadação de tributos, já descontada a inflação. Nos primeiros cinco meses do ano, o tombo foi de 6,9% em relação a igual período de 2008. A previsão é que a arrecadação deste ano deve ficar abaixo do registrado em 2008, fato que só ocorreu em 1996 e em 2003. Lina ficou pouco mais de 11 meses no poder. Neste período, trocou os ocupantes dos principais cargos da secretaria. As superintendências regionais foram entregues a líderes sindicais. Ainda não está definido quem será indicado para ocupar o posto. O secretário executivo do ministério, Nelson Machado, deve comandar o órgão interinamente.



(Fonte: Correio do Povo)


Comentário do Afocefe:


23º demitido tem nome

Caso a governadora Yeda Crusius adote o mesmo procedimento no seu secretariado, a fila dos demitidos irá andar em breve.

Com a queda na arrecadação de impostos e falta de postura política frente à extorsão sindicalista na Secretaria Estadual da Fazenda, o substituto do secretário Aod Cunha é a bola da vez.

Pelo menos ele poderá afirmar que o caso não é de demissão, pois ele ainda não assumiu o posto ou assumiu a Secretaria da Transparência, levando para aquela pasta seus resultados invisíveis.

Em tempo: quando assumiu como Secretária da Receita Federal, Lina Vieira afirmou que iria potencializar a fiscalização setorial como ferramenta de inteligência fiscal em detrimento à fiscalização ostensiva. Deu no que deu.





VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br