ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Índice destaca prefeituras gaúchas

09/07/2009

São José do Hortêncio conquistou o primeiro lugar no ranking nacional de responsabilidade fiscal, social e de gestão



Divulgada ontem pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a pesquisa anual que mede a performance de prefeituras revelou um paradoxo na gestão dos municípios do Rio Grande do Sul: enquanto 55 municípios do Estado estão entre os cem melhores na área fiscal, apenas duas cidades gaúchas figuram no ranking da responsabilidade social, que avalia o desempenho das prefeituras em áreas como saúde e educação. Os números se referem ao ano de 2007.

Na avaliação geral do Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão dos Municípios Brasileiros (IRFS), 27 municípios são gaúchos, e o primeiro lugar em todo o país foi conquistado por São José do Hortêncio, no Vale do Caí. As regiões do Caí e Vale do Sinos são definidas pelos autores do estudo como uma “ilha de excelência”: também figuram entre os melhores colocados em nível nacional os municípios de Tupandi, Dois Irmãos e Estância Velha.

No entanto, a dificuldade das prefeituras bem classificadas na gestão fiscal em manter a pontuação elevada nas demais áreas preocupa a confederação.

– O cobertor é curto. Se o prefeito segura muito dinheiro e vai bem na área fiscal, acaba não investindo muito no social. A administração municipal terá de se esforçar para vencer o desafio e atender às crescentes responsabilidades da área social e planejar as atividades econômicas – afirmou o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

Entre 2002 e 2007, o levantamento aponta uma “significativa melhora” nos resultados obtidos na gestão fiscal. O endividamento médio das prefeituras tem permanecido abaixo do limite máximo da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), oscilando entre 3% e 8% da Receita Corrente Líquida. Em 2002, o endividamento média era de 8,04%, e em 2007 apresentou redução para 3,29%.

Região Sul obteve destaque na área fiscal

Além de apontar os melhores classificados em três quesitos da administração pública municipal, o levantamento mostra disparidades entre as regiões do país. O Sul se destaca na área fiscal, com índice 0,536 ante a média de 0,500. No índice social, a melhor média é dos municípios da região Centro-Oeste: 0,556. Em gestão, destaque para o Sudeste, com 0,482. Na média geral dos três índices, o levantamento da CNM aponta que a campeã é também a região Sudeste, com 0,515.

– Em um país com a extensão do Brasil, há grandes diferenças entre cada região. O resultado IRFS evidencia a necessidade de que sejam pensadas políticas públicas que respeitem essas particularidades – ressaltou Ziulkoski.


(Fonte: Zero Hora)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br