ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Resultados preocupam prefeitos e servidores

25/06/2009

Os números da receita do Estado em junho não preocupam só o governo. Prefeitos que compartilham com o Piratini as quedas do ICMS e categorias do serviço público que buscam reposição salarial projetam um cenário difícil para o fechamento de 2009.

O prejuízo de R$ 149 milhões previsto para este mês no ICMS não é apenas do governo do Estado. Um quarto dessa quantia deixará de entrar nos cofres das 496 prefeituras gaúchas. O presidente da Federação das Associações de Municípios (Famurs) e prefeito de Sentinela do Sul, Marcus Vinícius de Almeida (PP), calcula um prejuízo de R$ 37 milhões em junho. Para o conjunto de más notícias, o prefeito não vê outra solução senão apertar o cinto.

– Algumas prefeituras vão ter de cortar horas extras e diminuir oferta de serviços – afirma.

Entre os servidores, o clima é de indignação com a possibilidade de o Piratini limitar a duas categorias do Executivo – oficiais da Brigada Militar e servidores do Instituto-Geral de Perícias (IGP) – os reajustes salariais em 2009. O secretário da Fazenda, Ricardo Englert, argumenta que esses dois setores do funcionalismo gaúcho estavam defasados diante dos demais. Principalmente depois de os delegados de Polícia garantirem aumento de 24,01%, já aprovado pela Assembleia e sancionado pela governadora Yeda Crusius. Para Englert, os que ganham menos, como servidores do magistério, segurança pública e saúde, já foram atendidos com o pagamento de valores da Lei Britto e precatórios.

Conforme o presidente Federação Sindical dos Servidores Públicos (Fessergs), Sérgio Arnoud, no governo Yeda os salários perderam por volta de 17% de poder aquisitivo.

– Refutamos a interpretação da Fazenda. A Lei Britto é de 14 anos atrás. Isso não é reajuste, é reposição lá dos anos 90 – pondera.

Calendário de pagamento
A Fazenda divulgou as datas de pagamento do funcionalismo
> Servidores do magistério, quadro geral, servidores de escola e inativos ferroviários
26/06
> Categorias de nível médio da segurança e da saúde
29/06
> Demais servidores
30/06


(Fonte: Zero Hora)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br