ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Gaúchos opinam sobre carreiras públicas

08/06/2009

Governo estadual reúne eleitores de 29 municípios para avaliar funcionalismo

– Vou ajudar a decidir o destino dos funcionários públicos, filho. Assim Andréa Garcez, diagramadora por formação e doméstica por circunstância, justificou ao filho Radamés, oito, a viagem dos pais à Capital no final de semana.

Enquanto Sandro, o marido pedreiro, batia perna pelo novo Camelódromo, no Centro, Andréa participou, no sábado e ontem, da 1ª Pesquisa Democrática Deliberativa do Rio Grande do Sul. Junto com ela, num auditório do prédio 40 da PUCRS, cerca de 300 pessoas vindas de 29 municípios debateram e ouviram opiniões sobre as carreiras públicas.

– Eles são a síntese, o retrato do Estado – explicou o secretário-geral de Governo Erik Camarano, garantindo que o grupo representa, percentualmente, a cara e a opinião dos gaúchos.

Opinião que a pesquisa, inédita na América Latina e patrocinada pelo Programa Gaúcho de Qualidade (PGQP) e parceiros privados, quis conhecer e testar, em duas etapas. A primeira foi colocada em prática em maio, nos próprios municípios, quando os pesquisadores do instituto Methodus ouviram 1,6 mil pessoas.

– Fui abordada na rua, quando ia para a escola, e respondi debaixo da sombrinha, porque naquele dia chovia. Demorou uns 15 minutos – recorda a professora de Educação Física Alba Cristina Garcia, 39 anos, que veio de Uruguaiana.

Alba achou ótimo não ter de decidir nada:

– Só aprendi, e muito, com os especialistas e com a troca maravilhosa de experiências com o pessoal de outros lugares.

O aprendizado festejado por Alba foi a essência do processo deflagrado pelo governo, cujo método é apoiado em teoria do professor James Fishkin, da Universidade de Stanford (EUA). O sistema de Fishkin, que visitou o Estado em 2008 a convite do PGQP, difere das pesquisas convencionais ao introduzir uma etapa de “informação qualificada” antes da aplicação de um segundo questionário. Essa qualificação o governo espera ter feito na PUCRS durante o final de semana. Ao final, nova pesquisa foi respondida.

– Mudei uns 70% de opinião. Descobri que o funcionário deve ter aumentos se trabalhar melhor. É o esquema da produtividade, que eu não conhecia – garante o instalador hidráulico Jueci Oliveira, que veio de Rosário do Sul, assim como Andréa e Sandro.

A governadora Yeda Crusius participou do encerramento da consulta.

– Os gaúchos são, por natureza, participativos e, por isso, hoje foi possível termos o retrato da sociedade gaúcha – disse Yeda ao agradecer a participação dos presentes.


O que é a Pesquisa Democrática Deliberativa
A METODOLOGIA
> O instituto de pesquisa Methodus realizou a pesquisa sob orientação da equipe do professor e doutor James Fishkin, da Universidade de Stanford (EUA), que defende a aplicação de uma etapa de “informação qualificada” ao entrevistado.
OS QUESTIONÁRIOS
> Foram aplicados no Estado dois questionários sobre a valorização da carreira do servidor. O primeiro, em maio, foi respondido por 1,6 mil pessoas em 29 cidades. Desses entrevistados, cerca de 300 foram convidados a participar, em Porto Alegre, da segunda etapa, ocorrida no último final de semana. O segundo questionário foi respondido ontem, ao final do encontro.
OS RESULTADOS
> Os dados do segundo questionário serão compilados e enviados à Stanford para comparação com as informações obtidas na primeira pesquisa. Os resultados começam a ser divulgados nesta semana.

(Fonte: Zero Hora)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br