ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Crimes no campo - uma solução integrada

04/06/2009


LUIZ PAULO BARRETO*

Nos últimos anos, toda a atenção das políticas públicas de segurança esteve voltada para os grandes centros urbanos. Delitos como narcotráfico, roubo e homicídio despertaram cobranças da população e os governantes buscaram atendê-las, centrando os investimentos em segurança, especialmente nas capitais. Assim, não é raro verificar cidades médias e pequenas com um péssimo aparato policial – sem pessoal, viaturas, treinamento, equipamentos e tecnologia.

É um equívoco achar que o crime também não atinge o interior do Brasil. São fartos os casos de assalto a bancos e venda de entorpecentes. Nos últimos dias, vimos grande preocupação da sociedade gaúcha com o abigeato (roubo de gado) e aumento do consumo de crack pelos jovens – situação, contudo, que não difere de outros estados.

O Ministério da Justiça apresentou o maior projeto de prevenção à violência já implementado no país, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Como se esperava, começou a ser colocado em prática em 11 regiões metropolitanas com altos índices de homicídios, calculados sobre a média de ocorrências por 100 mil habitantes.

Este ano, o ministro Tarso Genro determinou que o Pronasci voltasse sua atenção também para o campo. Assim, iniciamos ações que abrangem desde as regiões de fronteira até áreas rurais extensas e vulneráveis, envolvendo 31 municípios do Oeste gaúcho – uma verdadeira frente de prefeituras, em parceria com o Estado e o Governo Federal.

Estamos investindo R$ 8,7 milhões de reais em 2009 para aquisição de viaturas, motocicletas, computadores, rádios e outros materiais, a fim de melhor equiparmos os órgãos de segurança dos municípios. O projeto envolve a participação direta das polícias Federal e Rodoviária Federal, mais o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O plano envolve, ainda, o mapeamento e a firme repressão contra as quadrilhas que atuam no roubo, abate clandestino de gado e venda ilegal de carne. Implantaremos em Bagé um centro regional de inteligência policial. Até um helicóptero está sendo colocado à disposição da Polícia Rodoviária Federal.

O Ministério da Justiça segue na busca de soluções integradas para o combate ao crime organizado, sempre com enfoque na prevenção. Essa é a receita para que o Brasil alcance outro patamar de segurança pública. Autoridades federais, estaduais e municipais precisam agir juntas para benefício de nossa população.

*Coordenador do Pronasci Fronteiras
(Fonte: Correio do Povo)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br