ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Yeda recusa crédito oferecido pelo governo federal

20/04/2009


Vice-líder do governo na Câmara, Beto Albuquerque diz que decisão é arrogante 
 
 
A governadora Yeda Crusius (PSDB) disse ontem, na Bahia, que o Rio Grande do Sul não tem interesse na proposta do governo federal, que disponibiliza aos estados uma linha de crédito de aproximadamente R$ 4 bilhões para amenizar efeitos da crise econômica mundial. A linha é oferecida como forma de compensar perdas do Fundo de Participação dos Estados e incentivos fiscais. Segundo Yeda, caso aceitasse o empréstimo, o RS iria ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal.
As declarações da governadora foram feitas durante o 2º Fórum de Governadores e o 2º Fórum Empresarial, que ocorrem desde sábado em Comandatuba, no litoral da Bahia. As declarações da governadora provocaram reações por parte de lideranças de partidos que integram o governo federal. O vice-líder do governo na Câmara, deputado Beto Albuquerque (PSB), classificou como arrogante e de inabilidade política a posição de Yeda. Na avaliação do deputado, momentos de crise como o atual pressupõem tolerâncias. Ele lembrou que o empréstimo de ‘ bilhão de dólares que o Estado tomou do Banco Mundial (Bird) só foi possível porque o governo federal concordou em avalizar a operação, permitindo 'uma excepcionalidade'. O líder do PT na Assembleia Legislativa, deputado Ronaldo Zulke, disse que a posição da governadora é política, e não técnica.
Yeda está na Bahia desde o início do evento e hoje segue participando do fórum, que inclui seminário sobre Desenvolvimento com Sustentabilidade Ambiental em Ilhéus. A assessoria da Secretaria da Fazenda informou que não é possível estabelecer comparação entre a linha oferecida pelo governo federal e o empréstimo com o Bird pelo fato de o último ser de reestruturação da dívida.


 

(Fonte: Correio do Povo)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br