ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Dias de incerteza

17/04/2009

Está mais uma vez aberta a temporada de especulações sobre trocas no governo. Com a crise que se abateu sobre o Palácio Piratini nos últimos dias, por conta da investigação de pessoas próximas da governadora Yeda Crusius na Operação Solidária, voltou a se falar em mudanças no secretariado como forma de garantir maior unidade ao governo.

Na lista dos cotados para sair não está o secretário da Irrigação, Rogerio Porto. Assim que se tornou pública a informação de que ele estava sendo investigado na Operação Solidária, Yeda disse a Porto o que dissera ao secretário de Habitação, Marco Alba, que está na mesma situação: confia nele e não vai se precipitar. Setores do PMDB trabalham com a hipótese de Alba deixar o governo, mas o deputado Eliseu Padilha, padrinho político do secretário, assegura que essa possibilidade não existe.

Por desgaste na relação com a governadora, três secretários são citados por políticos aliados do Piratini como candidatos a pedir para sair: Fernando Schüler (Justiça), Mariza Abreu (Educação) e Erik Camarano (Secretaria-geral). Nenhum dos três confirma a intenção de pedir demissão, mas é visível o distanciamento da governadora. Empresários que defendem a modernização da gestão torcem para que Camarano continue no controle dos programas estruturantes e que Mariza não esmoreça na tarefa de reformular o plano de carreira do magistério. Schüler comanda uma área que não tem trazido dor de cabeça ao governo, mas seu cargo é cobiçado pelos partidos aliados.

Mariza também está desgastada com alguns colegas por insistir na tese de que a mudança nas carreiras não pode ficar restrita ao magistério. A secretária não jogou a toalha: trabalha no projeto que altera profundamente o plano de carreira dos professores. Ontem, voltou de Brasília entusiasmada porque o Ministério da Educação a escalou para integrar o grupo que vai construir uma prova nacional para avaliação de professores.

 

(Fonte: Rosane de Oliveira - Zero Hora)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br