ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

O mapa do roubo de gado

26/02/2009

Com 232 registros, Santana do Livramento lidera o ranking

Uma pesquisa realizada pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) deixa criadores do Estado em alerta. O levantamento, que não divulga um número total de ocorrências no Estado, traz o ranking dos municípios mais atingidos pelo abigeato – furto ou roubo de gado – em 2008.

Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai, é o recordista de ocorrências (232) e encabeça a lista que abrange principalmente a região da Campanha e da Fronteira Oeste. Em segundo lugar, aparece Bagé, com 226 registros. O relatório é baseado em ocorrências feitas na Brigada Militar de cidades do Rio Grande do Sul e realizado a pedido da Farsul.

Segundo Carlos Simm, um dos diretores da Farsul e membro da comissão de bovinocultura de corte da instituição, somente no ano passado, foram abatidas cerca de 1 milhão de cabeças de gado na informalidade.

– Este número não se refere apenas ao gado perdido por meio do abigeato, mas é inegável que o número assusta. Muitos locais, do abate à venda ao consumidor, não cobram a procedência da carne, o que gera um problema fiscal e sanitário – explicou.

Segundo Airton Balcemão Rodrigues, assessor de segurança da Farsul, reuniões devem definir que atitudes serão tomadas para conter a ação dos criminosos.

– A Polícia Civil e a Brigada Militar devem trabalhar em conjunto para que haja redução no número de ocorrências – alertou o dirigente.

A estrutura das quadrilhas também é outro fator preocupante.

– Existem grandes redes envolvendo quem mata e quem compra essa carne clandestina. Não só ações da polícia como de prefeituras e órgãos de fiscalização necessitam ser feitas – alerta o delegado da 9ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Bagé, Sezefredo Lopes, que trabalha no combate ao abigeato na Campanha.

(Fonte: Zero Hora)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br