ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Campanha contra Yeda divide entidades

12/02/2009

 

Sindicatos liderados pelo Cpers apresentam hoje peça publicitária contra o governo

Ao apontar o governo Yeda Crusius como “a face” de mazelas como corrupção, violência e autoritarismo, a campanha bancada por 10 sindicatos do funcionalismo abriu uma controvérsia paralela: a separação e os limites entre a crítica política e o ataque pessoal. Entendimentos distintos sobre o conteúdo da campanha dividem entidades de servidores, algumas das quais foram convidadas para aderir à campanha, e recusaram.

Desde o início do mês, outdoors – 300, segundo o Cpers-Sindicato – foram espalhados pelo Estado. A Interlig Propaganda, que elaborou a campanha, diz que são 400. As peças sugerem que será revelada hoje a face da corrupção, destruição, mentira, autoritarismo, arrocho salarial e violência. As peças exibem um rosto borrado, atiçando a curiosidade do público.

A revelação do suposto rosto dos problemas do Estado – que deve ser o da governadora Yeda Crusius – será feita num ato público as 16h de hoje no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. Em seguida, os manifestantes fazem uma caminhada até a Esquina Democrática. Novos outdoors deverão aparecer a partir de amanhã e permanecer nas ruas até março. As entidades não revelam o custo das peças.

– A campanha tem seis eixos e visa a dizer que existe uma cara para o conjunto de denúncias que estamos apresentando – limita-se a dizer a presidente do Cpers, Rejane de Oliveira.

A campanha é assinada pelo Fórum Unificado dos Servidores Públicos do Estado, uma das três correntes em que se dividem os servidores. Não aderiram a Federação Sindical dos Servidores (Fessergs) e a União Gaúcha em Defesa da Previdência Pública.

Nem todas as associações apoiam a campanha. Chamada a participar, a Associação Beneficente Antônio Mendes Filho dos Cabos e Soldados da BM (Abamf) recusou o convite. Um dirigente ligado ao Sindicato dos Técnicos do Tesouro do Estado (Afocefe) considera a iniciativa contaminada por questões partidárias e avalia que siglas da oposição estariam por trás da ação. O presidente do Sindicato dos Técnicos-Científicos do Estado (Sintergs), César Chagas, afirma que a entidade não tem recursos e prefere investir em negociações a fazer enfrentamentos do ponto de vista político e partidário. O presidente da Associação dos Delegados de Polícia (Asdep), Wilson Müller, diz que o movimento parece ter “cunho ideológico”.

– É algo propagandista demais. Críticas políticas têm terreno próprio – diz o presidente da Associação dos Defensores Públicos, Cristiano Heerdt.

Ex-presidentes do Cpers, Simone Goldschmidt e Juçara Dutra Vieira defendem a iniciativa, ressaltando que o atual governo, na visão delas, apresenta uma política educacional contrária aos interesses da população.

– É uma campanha que faz denúncias contrárias ao projeto de Yeda – diz Simone.

Para ex-governadores, as manifestações dos funcionários são parte da democracia, mas devem respeitar os limites da honra e da dignidade do dirigente.

– Apanhei como um cachorro do Cpers e do PT na oposição. Não se constrói democracia com agressões – diz Alceu Collares (1991-1994).

Germano Rigotto (2003-2006) lembra que chegou a receber professores vestindo uma camiseta que exibia um coração, símbolo da sua campanha, atravessado por um escorpião:

– Se a campanha é injusta, descabida e violenta, é preciso ter consciência de que não vai pegar. A população vai se voltar contra a entidade responsável.

Quem financia a campanha
As 10 entidades sindicais do funcionalismo que estão por trás dos outdoors:
> Cpers-Sindicato
> Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Fundações Estaduais (Semapi)
> Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia (Ugeirm)
> Sindicato dos Servidores da Justiça do RS (Sindjus)
> Federação dos Bancários do Rio Grande do Sul (FEEB-RS)
> Sindicato dos Servidores da Caixa Econômica Estadual do RS (Sindicaixa)
> Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindsep-RS)
> Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiágua-RS)
> Sindicato dos Servidores do Detran (Sindet-RS)
> Sindicato dos Servidores do Ministério Público do RS (Simpe-RS)
(Fonte: Zero Hora)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br