ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Prudência com os gastos

05/02/2009

 

Os prefeitos gaúchos que estão reunidos em Gramado para receber as boas-vindas da Famurs e discutir os princípios da boa gestão receberão um alerta adicional. Além das instruções sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal e as regras básicas da probidade administrativa, a crise econômica pauta o encontro.

No ano passado, o crescimento recorde na arrecadação de ICMS, que deu ao governo do Estado ânimo para anunciar o ajuste nas contas, foi sentido nos municípios na mesma proporção. As transferências obrigatórias do imposto aumentaram 21%, o que representou mais R$ 640 milhões para os cofres municipais. De 2003 a 2007, essa variação foi de, em média, 10%.

O clima de otimismo com um ciclo nacional de desenvolvimento econômico também se refletiu nas urnas. Um indicativo disso é que 67% dos prefeitos que disputaram a reeleição foram bem-sucedidos e boa parte dos que encerraram seus mandatos fez seus sucessores.

– Este ano, com a crise, não será uma tragédia, mas é preciso cuidado para não avançar o sinal – alerta o secretário da Fazenda, Ricardo Englert, um dos palestrantes de hoje do seminário.

Em 2009, estima Englert, ainda haverá um aumento de 6% nas transferências. Se a inflação girar em torno de 4%, o crescimento real dos repasses deverá ficar na casa dos 2%. Ou seja, novos e velhos prefeitos terão de redobrar a atenção antes de sair gastando para mostrar trabalho.

Em Santa Maria, por exemplo, o prefeito Cezar Schirmer puxou o freio de mão. Determinou o contingenciamento de 30%. Medida semelhante também já foi anunciada em Porto Alegre por José Fogaça.

– Observem o comportamento até março, abril. É melhor liberar depois do que cortar – recomenda Englert

(Fonte: Rosane de Oliveira - Zero Hora)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br