ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Era Obama tira EUA do foco das críticas no Fórum Social

29/01/2009

Pela primeira vez, não houve queima de bandeira

Pela primeira vez em oito anos, não houve cartazes contra os Estados Unidos e queima da bandeira americana no primeiro dia de atividades do Fórum Social Mundial, ontem, em Belém (PA).

Mas as mudanças no espírito do evento vão além. A passeata de abertura, na terça-feira, passou em frente a uma loja da rede de fast-food McDonald’s – e não aconteceu nada.

Como se sintetizasse a nova fase, o jornalista espanhol Ignacio Ramonet, diretor do jornal Le Monde Diplomatique, um dos inspiradores do Fórum, disse que se o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, “desse uma volta” pelo encontro, seria aclamado pelos ativistas. O antecessor de Obama, George W. Bush, esteve entre os maiores alvos de críticas nas edições anteriores do Fórum.

Para Ramonet, Obama “representa uma esperança” e transmite “novos valores” à política dos EUA, “o que pode levar a que a ética, a política e a moral finalmente se reconciliem” em Washington. Segundo Ramonet, o presidente americano “em certa medida também se apoiou em um movimento participativo da sociedade e tem um discurso centrado em valores”.

Ramonet ponderou, no entanto, que será “difícil” para Obama alcançar um consenso para acabar com o conflito no Oriente Médio.

– Por mais qualidades que tenha, é presidente de um país que exerce uma hegemonia de fato sobre o mundo – opinou.

E acrescentou:

– Obama prometeu sair da Guerra do Iraque de maneira responsável e dar mais importância ao Afeganistão, por ali se encontrar, segundo ele, o miolo do terrorismo, mas são frentes muito complicadas, sobretudo porque a questão é o conflito entre Israel e Palestina.


 

(Fonte: Zero Hora)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br