ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Coluna de Taline Oppitz

09/01/2009


MARIZA JÁ FALA COMO EX-SECRETÁRIA

A decisão de Mariza Abreu sobre sua saída do comando da Secretaria da Educação deverá ser oficializada somente na segunda-feira, prazo solicitado pela governadora Yeda Crusius, mas o tom das manifestações da secretária ontem já era de despedida. Amiga pessoal da governadora e com perfil combativo, Mariza alega que não há motivo para continuar no cargo se não conseguir emplacar na Assembleia mudanças necessárias na legislação que permitam pôr em prática o novo plano de carreira da categoria. Ao afirmar que 'há uma maioria silenciosa e uma minoria barulhenta' e que 'qualquer projeto que mexa com o funcionalismo encontrará resistência no Legislativo', a secretária deixou evidente seu descontentamento com a inércia da sociedade e com a postura adotada por aliados no parlamento. Mariza conta com o aval de Yeda, mas, neste caso, o apoio da tucana não é suficiente e a decisão sobre os planos para a educação está nas mãos dos deputados. Então, nada feito.

WENZEL FICA

Não vingou a tentativa de integrantes da cúpula do governo, de realizar troca no comando da Casa Civil, transferindo José Carlos Wenzel para a pasta do Meio Ambiente e Otaviano Brenner de Moraes, que hoje está na Transparência, para a Articulação do Governo. Wenzel fica onde está.

DE VOLTA?

Reforma no Secretariado servirá para tentar reaproximação do governo com o PPS. Visto com bons olhos pela defesa do ajuste e do orçamento real, Berfran Rosado é um dos lembrados. Desistência de assumir Pasta no início da gestão devido ao projeto de aumento de impostos, ao que parece, representa episódio vencido.

LUIS GONÇALVES
50FOTO.JPG
TENSÃO NO AR


Clima no Centro Administrativo é de apreensão. Na foto, a conversa olho no olho da procuradora-geral do Estado, Eliana Graeff Martins, com a secretária da Administração, Maria Leonor Carpes, que está com desembarque carimbado. Pasta permanecerá sob o comando do PTB e Elói Guimarães é o cotado da vez.

PLANO DIRETOR SAI DA GAVETA

Prefeito José Fogaça solicitou o desarquivamento do projeto do Plano Diretor de Porto Alegre. O pedido chegará à Câmara Municipal na próxima semana. Com o movimento do Executivo, presidente da Câmara, Sebastião Melo, marcou para o dia 14 reunião da mesa diretora com as bancadas da Casa. O objetivo do encontro é agilizar a indicação pelos partidos dos 12 vereadores que irão integrar a comissão que analisará o tema. Desde já, é extensa a lista de pretendentes para assumir a presidência do grupo e a relatoria da proposta.

APARTES

Oito dias após a posse, se desenham na Prefeitura de Porto Alegre duas alterações em comandos do primeiro escalão.
Uergs recebe nas próximas semanas o antigo prédio da Selic. Após reforma, ocorrerá a mudança. Serão economizados R$ 30 mil mensais de aluguel.
A troca de operadora dos celulares funcionais do Piratini, resultando em economia, está causando dor de cabeça a secretários e assessores. Alegam que telefones não funcionam em municípios do Interior e, muitas vezes, nem mesmo em Porto Alegre.
Termina hoje o prazo para veto da governadora Yeda Crusius ao projeto aprovado pela Assembleia que autoriza o Executivo a abonar faltas do magistério e de servidores da segurança e da saúde. Como o veto precisa passar pelo plenário, novo round se dará após o recesso.
Desembargador Paulo de Tarso Vieira Sanseverino do Tribunal de Justiça determinou que os descontos consignados em folha de pagamento de servidor público estadual devem ser limitados a 70% da sua remuneração mensal bruta e a suspensão de descontos obrigatórios ou já autorizados por funcionário público acima desse índice.
Liminar do Tribunal de Justiça afirmando que o pregão eletrônico não é a modalidade adequada para substituir os serviços da Fundae não abalou o Piratini, que irá recorrer. Até que o impasse judicial seja resolvido, a fundação continuará realizando os exames teóricos para a obtenção da carteira de motorista, sem prejuízos à população.
(Fonte: Correio do Povo)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br