ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Yeda insinua mais trocas em equipe

08/01/2009


Com uma frase, a governadora Yeda Crusius alimentou as especulações de que a reforma no secretariado será mais profunda do que a substituição de Aod Cunha na Secretaria da Fazenda e a indicação de José Carlos Breda para a pasta de Obras.

– Não se surpreendam. No que for preciso ser feito para seguir no rumo, vamos fazer – declarou a governadora ontem.

A principal alteração no primeiro escalão do governo deve envolver José Alberto Wenzel e Carlos Otaviano Brenner de Moraes. Funcionário de carreira no Meio Ambiente, Wenzel deve deixar a Casa Civil para assumir a pasta hoje ocupada interinamente por Francisco Simões Pires. Titular da Transparência e oriundo do Ministério Público Estadual, Brenner é cotado para chefiar a Casa Civil. Segundo um interlocutor do governo, essa é dada como uma “morte anunciada”. O principal motivo da substituição na Casa Civil seria o perfil “articulador” de Brenner.

– Nunca vi Wenzel na Assembleia. Ele não vai (à assembleia) articular com deputados. Otaviano está sempre circulando. O fato de não ter partido político talvez facilite neste momento. Tem livre trânsito com todos os parlamentares e boa relação com Yeda – disse um integrante da base aliada.

Em entrevista concedida ontem a Zero Hora, Brenner negou que essas mudanças estejam nos planos da governadora:

– Não tem nada de mudanças. Isso é injusto com quem se encontra no cargo.

A pasta da Educação é outra que pode sofrer mudanças. Em conversa com a governadora, a secretária Mariza Abreu impôs como condição para permanecer no cargo poder liderar a reestruturação do Plano de Carreira do magistério (leia reportagem nesta página). Segundo interlocutores do Piratini, ela poderá deixar o governo na segunda-feira.

Breda foi confimrado para Obras no lugar de Coffy

O destino de Marco Alba, secretário da Habitação, depende do desenrolar das investigações da Operação Solidária, do Ministério Público Federal.

Por enquanto, a única mudança confirmada pelo Piratini é a nomeação de José Carlos Breda para a Secretaria de Obras, cargo desocupado desde a semana passada com a saída de Coffy Rodrigues, que retornou à Assembleia. Breda foi diretor-geral e secretário-adjunto de Meio Ambiente, de janeiro a maio de 2007, e chefe de gabinete da governadora Yeda Crusius de junho de 2007 a junho de 2008, quando deixou o cargo para concorrer à prefeitura de Campo Bom. Derrotado nas urnas, assumiu em novembro a coordenação-executiva dos Programas Estruturantes, cargo que irá desempenhar em conjunto com a pasta de Obras.


(Fonte: Zero Hora)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br