Yeda anuncia saída de Aod Cunha da Secretaria da Fazenda
07/01/2009
Economista será substituído interinamente por Ricardo Englert
A governadora Yeda Crusius anunciou hoje a saída do secretário da Fazenda, Aod Cunha. Durante coletiva de imprensa, Aod lembrou que havia combinado com a governadora dar um outro rumo para a sua vida após a conquista do défict zero. Ele garantiu, no entanto, que o projeto de gestão implantado por ele na Secretaria da Fazenda continua.
Emocionado, o ex-secretário disse que pretende tirar férias e aproveitar mais o tempo com a família. Revelou ainda ter convites de universidades e organismos internacionais, mas não detalhou que proposta de emprego deverá aceitar.
— A causa do ajuste fiscal foi compreendida por boa parte da população—disse Aod.
O economista será substituído interinamente por Ricardo Englert, secretário adjunto da Fazenda.
Déficit zero
Aod comandou o projeto de gestão fiscal que levou o governo Yeda Crusius a zerar um déficit do Estado de mais de 40 anos. Durante sua gestão, o secretário promoveu a modernização da Receita, com intensificação da fiscalização e combate à sonegação. A partir destas medidas, o governo passou a pagar em dia os servidores, retomou o pagamento dos precatórios e quitou dívidas com fornecedores. Em dezembro, quando o défit zero foi anunciado, Yeda lembrou:
— Sim, de fato fizemos muito nestes dois anos de trabalho árduo e incansável, meu e de toda a minha equipe. Mas, em especial, quero destacar aqui a dedicação e a competência da equipe do Secretário Aod Cunha, a equipe da nossa Secretaria da Fazenda, que se dedicou de corpo e alma a esta causa.
Também tem a assinatura de Aod Cunha o empréstimo obtido pelo Estado junto ao Banco Mundial, que garante ao Rio Grande um alento na reestruturação de sua dívida pública.
(Fonte: Zerohora.com)
|