Liberação antes do prazo
28/12/2008
Diante dos excelentes resultados fiscais obtidos pelo Rio Grande do Sul neste ano, o Banco Mundial poderá antecipar para o segundo semestre de 2009 a liberação da segunda parcela do empréstimo de US$ 1,1 bilhão, prevista para 2010.
A possibilidade foi admitida por dirigentes do Banco Mundial em conversa com o secretário da Fazenda, Aod Cunha.
Como o Estado superou com folga as metas de ajuste fiscal e reestruturação da dívida, não será punido se deixar para 2009 o cumprimento das duas mais atrasadas: a implantação do gestor único da Previdência, repudiada pelo Judiciário, e as Oscips.
Com crédito na praça
Se conseguir antecipar o cumprimento das metas acordadas com o Banco Mundial, o governo gaúcho abre caminho para um novo financiamento.
– Antes só podíamos tomar empréstimo para a reestruturação da dívida. Com o saneamento das contas, já podemos pensar em outros projetos – diz Aod Cunha.
A idéia do secretário é usar esses recursos para projetos de qualificação na educação e em pólos de inovação tecnológica.
!
Mesmo com o equilíbrio das contas, o secretário Aod Cunha é contra o Estado realizar obras que poderiam ser feitas pelo setor privado.
(Fonte: Rosane de Oliveira - Zero Hora)
|