ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Balança comercial gaúcha desaba com a crise

18/12/2008

 

Após três meses de retração do crédito aos exportadores e do agravamento da crise internacional, a balança comercial do RS teve forte queda em novembro, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Os embarques caíram 4% e atingiram 1,12 bilhão de dólares. As importações desabaram 19% e fecharam em 907 milhões de dólares. 'Para os próximos meses, espera-se que a tendência de desaceleração das vendas externas seja mantida. O atual momento nas principais economias mundiais resultará numa menor demanda pelos produtos gaúchos', diz o presidente da Federação das Indústrias do RS (Fiergs), Paulo Tigre, ao divulgar os resultados ontem.
Na indústria, que respondeu por 94% das exportações gaúchas, a desaceleração foi altamente disseminada. Dos 18 segmentos, só cinco obtiveram resultados positivos. Foram atingidos até aqueles que apresentavam boa performance, como máquinas e equipamentos, com queda de 7%, em relação a novembro de 2007. O setor de alimentos e bebidas, com maior volume de exportações no ano, elevou em apenas 0,8% os embarques de novembro. As quedas mais acentuadas foram de óleo de soja (-31%), carne suína (-8%) e de frango (-7%) in natura. Nas importações, os maiores recuos ficaram com as categorias de bens de consumo duráveis (-21%) e de combustíveis e lubrificantes (-48%).
O Estado perdeu em novembro a terceira posição no ranking nacional para o Rio de Janeiro, que teve majoração de 63% nos embarques de óleos brutos de petróleo. Os principais destinos dos produtos gaúchos em novembro foram a China (11,3%), Argentina (10%) e EUA (9,5%). No acumulado do ano, ante igual período de 2007, o RS registrou crescimento de 25% nas exportações e 50% nas importações – reflexo do aquecimento dos mercados externo e interno nos primeiros meses de 2008. Os embarques somaram 17,24 bilhões de dólares e as compras, 13,78 bilhões de dólares.
Houve elevação de 99% nas vendas no setor de máquinas e equipamentos e de 43% no de material de transporte. A perspectiva é fechar 2008 com saldo comercial de 3,7 bilhões de dólares. Para 2009, a Fiergs prevê 16,3 bilhões de dólares para as exportações e 13,2 bilhões de dólares para as importações.


 

(Fonte: Correio do Povo)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br