AFOCEFE SE REÚNE COM DEPUTADO APPIO E SETCERGS
29/08/2005
O AFOCEFE-Sindicato esteve reunido, na manhã de hoje (29), com o deputado federal Francisco Appio e a diretoria do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS).
No encontro foram tratados assuntos envolvendo a Secretaria da Fazenda e o problema da sonegação de impostos, entre outros temas.
Na reunião, o presidente do SETCERGS, Sérgio Gonçalves Neto, revelou ao AFOCEFE as diversas tentativas de discutir alternativas para aumentar a arrecadação do estado com a Sefaz. “Tentamos muitos contatos com a Fazenda e com o governo para sugerir medidas que melhorassem a situação do estado, mas todas nossas todas nossas sugestões acabaram infrutíferas”, disse Sérgio.
Segundo ele, o Decreto implantado pela Receita Estadual, prejudica os transportadores. “Muitos caminhões ficam parados o final de semana porque só conseguem pagar no banco na segunda-feira”. Sérgio chama atenção para o problema e alerta que o estado deixa de arrecadar com essas medidas.
Sérgio revela ainda que por diversas vezes tentou discutir o problema com o diretor da Receita, Luiz Antônio Bins, e das poucas vezes que foi atendido, o tema foi tratado ironicamente.
O AFOCEFE revelou aos presentes na reunião que as medidas tomadas pela Sefaz não propiciam a arrecadação e esclareceu que o sindicato não é contra a modernização, ao contrário, mas alerta para a realidade dos contribuintes. “Muitos produtores rurais sequer tem conta no banco quanto menos acesso ao computador e se não podem pagar no posto fiscal, ficam prejudicados”, citou Carlos De Martini, presidente da entidade.
De Martini disse ainda, que o Decreto, que proíbe a arrecadação pelos postos fiscais, além de trazer prejuízo aos contribuintes, prejudica as finanças estaduais, visto que a arrecadação diminui.
A entidade alertou, ainda, para o problema da falta de pessoal trabalhando efetivamente contra a sonegação. “Assumiram, mediante nomeação, 126 Técnicos do Tesouro e deste número, apenas 31 estão distribuídos para o trabalho ostensivo”, revelou De Martini.
Sérgio disse que o SETCERGS já convidou a Secretaria da Fazenda para diversas reuniões a fim de debater estas questões e nunca obteve retorno.
O deputado Appio lamentou essa situação. “A sociedade está desorganizada e sempre que exigimos algo do governo, ele reage contra a organização do Estado”, declarou.
O AFOCEFE se colocou à disposição para articular mais reuniões com o Sindicato das Empresas de Transporte, com a finalidade de reiterar ao governador Rigotto a preocupação das entidades com as dificuldades que as essas medidas estão determinando.
O Sindicato dos Técnicos do Tesouro foi convidado a participar das discussões junto à Secretaria da Segurança no item específico do roubo de cargas no Estado.
|
|