ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Pacote de Yeda corta despesas, cria fundos e aumenta impostos

27/12/2006
A governadora eleita Yeda Crusius, do PSDB, anunciou ontem pacote de medidas emergenciais com o objetivo de zerar o déficit financeiro do Estado em dois anos. Entre as propostas estão a manutenção das alíquotas do ICMS de energia e telecomunicações em 29% e dos combustíveis em 28%. Os índices seriam reduzidos para 25% no dia 31. Também está sendo proposta a elevação da alíquota de 25% para 28% para armas, munições, cigarros, cervejas, perfumes e brinquedos e de 18% para 21% para refrigerantes. 'Não tem mais de onde tirar, as fontes de financiamento, como a inflação e a venda de patrimônio público, secaram. Fomos obrigados a propor essas medidas, sob pena de o Estado parar em janeiro', justificou Yeda. Paralelamente, ocorrerão desonerações tributárias nas áreas de alimentação, construção civil e incentivo à indústria, ao agronegócio e à infra-estrutura.
Além de ações para aumentar a receita do Estado, a governadora eleita está propondo medidas que terão como resultado a redução nas despesas, como o corte de 20% nos cargos em comissão, o congelamento dos salários durante dois anos, até que o déficit seja zerado, e a diminuição de 30% no custeio da máquina pública. Segundo estudo realizado pela equipe de transição da tucana, com as ações será possível reduzir o déficit previsto para 2007, de R$ 2,3 bilhões, para R$ 850 milhões. De acordo com Yeda, esses recursos serão garantidos com aplicação rigorosa de novo modelo de gestão em todas as secretarias e órgãos da administração. 'Nenhum estado tem nossa situação fiscal, por isso iremos cortar na própria carne', disse.
No pacote, encaminhado ontem à noite para a Assembléia Legislativa, há ainda a criação de três fundos com o objetivo de garantir melhor aproveitamento dos recursos gerados com o aumento da arrecadação e a redução nos gastos: o Garantidor das Aposentadorias Estaduais; da Reserva de Equilíbrio Orçamentário; e de Combate à Pobreza. Como alguns projetos tratam de questões tributárias, deverão ser votados pela Assembléia até o dia 31, possibilitando que vigorem em 2007. A sessão extraordinária ocorrerá na sexta-feira, às 10h.
Fonte: Correio do Povo Data:27-12-06

Comentário do Afocefe:


Sobre combate à sonegação nenhuma palavra.
Imagens relacionadas:
 
(Clique sobre a imagem para ampliar)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br