ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Comissão de Fronteira e Divisas constata falta de estrutura para equipes volantes da Fazenda

28/03/2007
Apenas 21 turmas são responsáveis pela fiscalização em 80 municípios da Região Metropolitana e Vale dos Sinos.
Em vistoria ao posto fiscal da Secretaria da Fazenda em Guaíba, nessa quarta-feira (28), os deputados que integram a Comissão que avalia as condições dos postos de Fronteira e Divisas receberam relatos desanimadores dos servidores lotados na estrutura que hoje funciona como central de equipes volantes, no KM-276 da BR-290. Falta de viaturas para a fiscalização, contingenciamento de recursos para a manutenção dos veículos e eventuais cortes de energia elétrica, telefone e sistema operacional de computação foram alguns dos itens citados e que demonstram o sucateamento da estrutura.
Conforme os servidores, a falta de investimentos acarreta em perdas irreparáveis para o trabalho ostensivo de combate à sonegação, contrabando e tráfico de drogas. Dos 11 veículos utilizados na fiscalização volante, apenas 7 (entre eles uma Elba da década de 1990) estão aptos para o trabalho. Quatro carros estão parados por falta de manutenção ou documentação irregular em decorrência das multas que os próprios agentes são obrigados a pagar, inviabilizando também o leilão de uma fronta com cerca de 20 viaturas sucateadas. Para o presidente do Afocefe Sindicato, dos Técnicos do Tesouro, “com a estrutura antiga contávamos com a fiscalização no posto e das equipes volantes de Porto Alegre. A média anual de autuações chegava a 2.700. Com a Agência, que é a atual estrutura, caiu quase pela metade”, revelou Carlos De Martini.
Para o titular da Delegacia de Trânsito de Mercadorias da Secretaria da Fazenda, Rogério Thudium, “eu, particularmente, não acho que o trabalho volante seja produtivo. Acredito que as POs, paradas obrigatórias, são mais eficazes”, revelou. No entanto, o servidor Guilherme Campos informou que, desde janeiro do ano passado, apenas uma PO foi realizada. O coordenador da Comissão de Fronteiras da Assembléia Legislativa, deputado Jerônimo Goergen (PP), observou que as duas balanças de pesagem, nos dois lados da BR-290, em Guaíba, estão em desuso por falta de manutenção. “Sendo que a estrutura que fica no lado oposto à central das volantes, no sentido Guaiba-Eldorado da BR-290, está completamente deteriorada em virtude do abandono. É desperdício de dinheiro público”, comenta Goergen. O parlamentar ressaltou que a vistoria em Guaíba não tem o objetivo de discutir a reativação do posto, mas sim conhecer as condições estruturais dos servidores responsáveis pela circulação de mercadorias em mais de 80 municípios.
Segundo o depoimento dos fiscais e técnicos lotados na central das equipes volantes, é necessário o reaparelhamento da estrutura e prioridade por parte do governo estadual. Para o Chefe do Posto, Fernando Meireles, “não é uma questão deste ou daquele governo, mas sim uma conjuntura de fatores que, no decorrer dos anos, acabou fazendo com que o trabalho da fiscalização, que dá segurança à população e traz divisas para o Estado, fosse descreditado”.
Nessa quinta-feira (29), na Assembléia Legislativa, os parlamentares têm audiências com representantes do Sulpetro, Sindifumo e Setcergs.
Fonte: Assembléia Legislativa do RS
Imagens relacionadas:
 
(Clique sobre a imagem para ampliar)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br